Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
03 de Setembro 2021

Revista Portugalglobal - Edição de setembro de 2021

AICEP

Multimercado

A edição de setembro de 2021 da Revista Portugalglobal, publicação institucional digital de grande circulação da AICEP, aborda o sucesso da Presidência Portuguesa da União Europeia no primeiro semestre do ano.

Sob o lema “Tempo de agir por uma recuperação justa, verde e digital”, Portugal presidiu ao Conselho Europeu no primeiro semestre de 2021, cujo balanço positivo foi apontado pelo governo e demais instituições envolvidas numa missão marcada pela crise económica e social provocada pela pandemia COVID-19.

Nas palavras do primeiro-ministro António Costa, Portugal “pode dizer, com orgulho e satisfação, que agiu em todas as metas a que se tinha proposto”. Segundo o primeiro-ministro português, a realização de uma conferência sobre o futuro da Europa, o plano de ação para o desenvolvimento do pilar europeu dos direitos sociais e a abertura do debate sobre o futuro da governação económica da Europa foram três das sementes deixadas pela Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE).

Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, foi o entrevistado deste mês, tendo referido que "foram cumpridos os objetivos a que nos propusemos no âmbito da PPUE".

O Compromisso Social subscrito pelos Estados-membros da União Europeia na Cimeira do Porto, a aprovação da Lei Europeia do Clima e dos regulamentos de todos os programas do novo Quadro Financeiro Plurianual, bem como do Certificado Digital Covid-19 são alguns dos objetivos que o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros afirma terem sido alcançados durante a Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE).

O mercado em análise foi a China e o e-commerce. Com mais de mil milhões de habitantes, a China regista o segundo maior PIB mundial. A população chinesa realiza cada vez mais compras online e à distância, situação impulsionada pela pandemia provocada pela COVID-19. O comércio eletrónico na China registou um crescimento significativo no último ano, sendo que as vendas por esta via devem atingir os 2.100 mil milhões de dólares em 2021, correspondendo a um crescimento de 21 por cento em relação ao ano anterior. A China é também responsável por mais de metade do comércio eletrónico Business-to-Consumer realizado em todo o mundo, tendo registado, em 2020, cerca de 989 milhões de utilizadores de internet ativos.

Leia a revista na íntegra no Portugalglobal.

Notícias AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento

AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento nos primeiros sete meses do ano.

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Acordo entre El Corte Inglés e AICEP promove marcas portuguesas

AICEP

El Corte Inglés e AICEP firmam acordo para promover marcas portuguesas nos canais online.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório