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14 de Setembro 2022

Revista Portugalglobal: Consumers Trust

AICEP

O sucesso nacional do projeto pioneiro e inovador em Portugal da Consumers Trust permitiu replicar e internacionalizar o conceito para outros mercados, como Espanha, França e África do Sul. Imparcial e isenta, a Consumers Trust tem como objetivo trabalhar a reputação das marcas com base na experiência do consumidor.

A história do Consumers Trust começou em 2009, quando Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, se deparou com a necessidade de fazer uma reclamação que ficasse registada e ampliada no meio digital e não limitada a um livro de papel existente na loja. Esta ideia levou à criação de uma plataforma online para partilhar experiências de consumo, que mais tarde se tornou numa rede social de consumidores. Com a internacionalização do projeto, evoluiu para um marketplace de reputação.

A empresa nasceu do crescimento exponencial da plataforma Portal da Queixa e da sua consolidação como uma referência nacional em matéria de consumo. O sucesso deste projeto permitiu a internacionalização para mercados como Espanha (Libro de Quejas), França (Recláme ICI) e África do Sul (Complaints Book). Foi criada para conduzir toda a operação internacional, assumindo-se como a marca e rede global que gere, facilita e simplifica o processo de comunicação entre consumidores e marcas em todo o mundo.

Segundo Pedro Lourenço, Founder e CEO da Consumers Trust: “Os portugueses partem sempre em desvantagem devido à pequena dimensão do mercado nacional, comparativamente aos outros mercados europeus, forçando as startups a procurarem escalar os seus negócios em mercados mais maduros e competitivos, com vista à prova de conceito que tão importante é para o levantamento de rondas de investimento. No nosso caso, fizemos o percurso no sentido contrário, ao permanecermos em terras lusas durante sete anos em bootstrapping até ao primeiro investimento, que nos permitiu alcançar os objetivos traçados, enquanto negócio e potenciar o crescimento para a internacionalização.”

As plataformas da Consumers Trust têm privilégios únicos relativamente aos potenciais concorrentes, pela sua isenção e equidistância, que permitem uma experiência de utilização e de partilha de informações com níveis de fidedignidade na ordem dos 95 por cento.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

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