Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
12 de Setembro 2022

Revista Portugalglobal - Artigo do Delegado da AICEP no Brasil

AICEP

Brasil

No ano em que se celebra o bicentenário da sua independência, estudar o passado para entender o presente e projetar o futuro do Brasil é, mais do que nunca, um exercício a que as empresas portuguesas se devem submeter para obter sucesso nesta geografia. À boleia da participação de Portugal enquanto país-convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, retratamos o mercado através de sugestões de leitura para melhor compreender uma economia com muito ainda por explorar.

Quadro macroeconómico: sinais mistos e previsões em suspenso

“Uma certa ideia de Brasil – Entre Passado e Futuro”, Pedro Malan, Editora Intrínseca, 2018

Após um segundo semestre de 2021 onde a economia dava sinais de recuperar dos traumas impingidos pela pandemia, no início de 2022 um cenário de recessão parecia desenhar-se no horizonte do Brasil. Contribuíam para tal a alta inflação (mais elevada dos últimos 18 anos), que trouxe aumentos nos preços dos alimentos, energia e combustível, diminuindo o poder de compra das famílias; condições climáticas adversas (seca prolongada afetou o agronegócio e disparou custos da produção industrial); efeitos colaterais do conflito na Ucrânia (o Brasil importa fertilizantes da Rússia); e a pandemia com a sua variante Ómicron.

Ultrapassado o primeiro semestre do ano, observamos, porém, um quadro menos negativo do que o esperado. A projeção do PIB tem sido constantemente revista em alta e dados de agosto do Banco Central do Brasil estimam que a economia cresça 1,98 por cento em 2022. A recuperação da atividade económica nos últimos meses ancorou-se no aumento da mobilidade, equilíbrio dos stocks na indústria, recuperação do mercado de trabalho e injeção de liquidez na economia.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Artigo escrito por Francisco Saião Costa, Delegado da AICEP no Brasil 

Notícias AICEP

Maxiglobal apresenta soluções no Data Centre World em Paris

AICEP

Empresa portuguesa marca presença no evento que reúne os principais players do setor.

  • França
  • TIC

41 Empresas portuguesas participaram na MICAM

AICEP

Os empresários portugueses mostravam boas expetativas para esta exposição e o balanço revelou-…

  • Itália
  • Calçado

Portugal sobe duas posições no European Innovation Scoreboard

AICEP

O desempenho nacional aumentou 6,4 pontos percentuais entre 2015 e 2022.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório