Marcas portuguesas na IoT Solutions World Congress - Barcelona
AICEP
A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.
- Espanha
- TIC
AICEP
No ano em que se celebra o bicentenário da sua independência, estudar o passado para entender o presente e projetar o futuro do Brasil é, mais do que nunca, um exercício a que as empresas portuguesas se devem submeter para obter sucesso nesta geografia. À boleia da participação de Portugal enquanto país-convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, retratamos o mercado através de sugestões de leitura para melhor compreender uma economia com muito ainda por explorar.
Quadro macroeconómico: sinais mistos e previsões em suspenso
“Uma certa ideia de Brasil – Entre Passado e Futuro”, Pedro Malan, Editora Intrínseca, 2018
Após um segundo semestre de 2021 onde a economia dava sinais de recuperar dos traumas impingidos pela pandemia, no início de 2022 um cenário de recessão parecia desenhar-se no horizonte do Brasil. Contribuíam para tal a alta inflação (mais elevada dos últimos 18 anos), que trouxe aumentos nos preços dos alimentos, energia e combustível, diminuindo o poder de compra das famílias; condições climáticas adversas (seca prolongada afetou o agronegócio e disparou custos da produção industrial); efeitos colaterais do conflito na Ucrânia (o Brasil importa fertilizantes da Rússia); e a pandemia com a sua variante Ómicron.
Ultrapassado o primeiro semestre do ano, observamos, porém, um quadro menos negativo do que o esperado. A projeção do PIB tem sido constantemente revista em alta e dados de agosto do Banco Central do Brasil estimam que a economia cresça 1,98 por cento em 2022. A recuperação da atividade económica nos últimos meses ancorou-se no aumento da mobilidade, equilíbrio dos stocks na indústria, recuperação do mercado de trabalho e injeção de liquidez na economia.
Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.
Artigo escrito por Francisco Saião Costa, Delegado da AICEP no Brasil
AICEP
A Solutions World Congress, realizada em Barcelona, conta com três empresas portuguesas.
AICEP
Foi debatido o novo fluxo comercial gerado pelo Acordo Económico e Comercial Global (CETA).
AICEP
Em fevereiro, 20 marcas portuguesas participam na INTERGIF, BISUTEX e MADRID JOIA.