Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Maio 2022

REPLAY é finalista dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022

AICEP

Cultura e lazer

REPLAY, projeto de reciclagem de brinquedos, representa Portugal no concurso. Público pode votar até dia 16 de maio (18:00 CET). Vencedores recebem um prémio de 30 mil euros.

O projeto português REPLAY é um dos finalistas dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria "Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”. O projeto, financiado pelo Novo Banco, é liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal e, ao longo de 2021, desenvolveu a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos,, tendo em vista ao fim da deposição em aterro, e o máximo aproveitamento de todos os materiais.. Testou ainda a criação de um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora. Para conquistar o prémio, precisa dos votos do público até 16 de maio (18:00 CET).

Em paralelo com o voto do público, os finalistas serão também avaliados por um painel de júri. Cada projeto vencedor receberá um prémio de 30 mil euros. A Agência Nacional de Inovação (ANI) acompanha (no âmbito da rede PERIN) a Nova Bauhaus Europeia, promovendo-a junto das entidades nacionais e apoiando a sua participação nesta iniciativa.

O projeto

Assente nos conceitos da economia circular, o projeto REPLAY quer incentivar a discussão pública e política, em Portugal, sobre a falta de solução para de reciclagem de para tantos objetos plásticos como os brinquedos e, acima de tudo, propor soluções concretas. O projeto-piloto começou com a participação da comunidade. As famílias dos municípios envolvidos foram desafiadas a realizar, em casa, quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega.

Os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depois depositados num dos 44 pontos de entrega REPLAY localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes para a transformação criativa do plástico num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.. 

Sobre a Nova Bauhaus Europeia

Os prémios da Nova Bauhaus Europeia (NEB) pretendem reconhecer e celebrar exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os três valores basilares da NEB: o belo, o sustentável e o inclusivo.

A Nova Bauhaus Europeia foi lançada, em setembro de 2020, pela Presidente da Comissão Europeia com o objetivo de trazer os valores da sustentabilidade, estética e inclusão para o Pacto Ecológico Europeu e assim aproximá-lo dos cidadãos e torná-lo uma experiência tangível e positiva para todos, através de conexões entre o mundo da arte e da cultura e o domínio da ciência e da tecnologia.

Notícias AICEP

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.

  • Multisetor

BRESIMAR MARCA PRESENÇA NA HANNOVER MESSE 2022

AICEP

Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.

  • Multisetor

Blue Talk Havana aproximou especialistas e empresas

AICEP

O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.

  • Multimercado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório