Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
13 de Abril 2023

REINO UNIDO:OPORTUNIDADES NUMA RELAÇÃO ANTIGA E EM CRESCIMENTO

AICEP

Reino Unido

A relação de Portugal com o Reino Unido tem sido profícua e o ano 2022 não foi exceção. As exportações portuguesas de bens e serviços para o mercado britânico atingiram os 10,9 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 47 por cento em relação a 2021, e o Reino Unido é o quinto principal destino de bens portugueses. No contexto pós-Brexit, há diversas oportunidades de crescimento e cooperação.

Com o Tratado de Tagilde, no século XIV, foi inaugurada aquela que seria a aliança diplomática vigente mais antiga do mundo. Esta aliança luso-britânica pressupunha a amizade e paz perpétuas entre Portugal e Inglaterra e, de forma geral, a relação entre os dois países tem sido pautada por um harmonioso relacionamento político, económico e comercial. Sendo o Reino Unido a quinta maior economia a nível mundial e a segunda a nível europeu, as oportunidades que este mercado oferece são várias.

Atualmente, Portugal e o Reino Unido são importantes parceiros comerciais, tendo registado em 2022 um aumento significativo das suas trocas comerciais. O comércio total de bens e serviços (exportações e importações) aumentou cerca de 38 por cento face a 2021. Embora 2022 seja o ano de recuperação da atividade comercial pós-pandemia, é de notar que o valor do comércio com o Reino Unido foi 13 por cento superior em relação a 2018.

Num ano histórico, em que as exportações portuguesas ultrapassaram 50 por cento do PIB, Portugal exportou bens e serviços para o Reino Unido no valor de 10,9 mil milhões de euros, que se traduz num aumento de 47 por cento em relação a 2021 e de 22 por cento face a 2018. As exportações para o Reino Unido representaram 9 por cento do total das exportações, tendo o Reino Unido sido, em 2022, o quinto maior recetor de exportações de bens portugueses.

Leia o artigo na íntegra.

POR DELEGAÇÃO DA AICEP DO REINO UNIDO

 

Notícias AICEP

Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização

AICEP

Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório