Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
18 de Maio 2022

O reconhecimento do vinho português em mercados de monopólio

AICEP

Multimercado
Vinho

A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, fundada em 1996, é a entidade gestora da marca Wines of Portugal e está presente em quatro continentes. Para 2022, tem um Plano de Promoção que abrange 21 mercados estratégicos, entre eles a Noruega, onde aposta fortemente para o reconhecimento do vinho português.

O mercado de vinhos da Noruega foi, em 2021, o 15º maior mercado em exportação em valor. A ViniPortugal exportou 14,3 milhões de euros, representando cerca de 1,55 por cento das expedições e exportações totais desse ano. Comparando com o ano anterior, houve uma ligeira redução em valor e em volume, embora com um ligeiro aumento do preço médio (+0,64 por cento).

A Noruega é um mercado importante na importação de vinho. Em 2020, foi o 16º maior importador de vinho no mundo e, também nesse ano, Portugal destacou-se como o sexto maior fornecedor de vinho em valor para este mercado. Foi ainda o segundo país que mais cresceu em valor em 2020, comparativamente a 2019.

Portugal tem a sexta referência de vinho tinto mais vendida no mercado norueguês. Este é um mercado onde a procura de mais vinhos portugueses tem crescido, por isso, é um país que para a ViniPortugal assume maior importância. Ao analisar o crescimento das importações de vinho para a Noruega nos últimos cinco anos, Portugal destaca-se como o terceiro país com maior crescimento anual em valor e em volume.

A maior desvantagem que o mercado norueguês apresenta é o facto de ser um mercado de monopólio, pouco aberto a ações de educação e promoção das marcas. É um dos monopólios com mais restrições em termos de organização de parcerias no que concerne a ações de educação e promoção, dificultando a elevação da categoria Portugal junto do staff das lojas. Ainda assim, o sucesso dos vinhos portugueses neste mercado é evidente, levando a ViniPortugal a manter a aposta de promoção, certos de manter o sucesso de desempenho no mercado da Noruega.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório