Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
30 de Novembro 2021

Prova Anual da ViniPortugal em Moscovo

AICEP

Rússia
Vinho

No passado dia 25 de novembro, a ViniPortugal realizou mais um evento de promoção de vinhos portugueses no âmbito do seu plano de promoção de 2021 para o mercado russo.

O evento consistiu na realização, na cidade de Moscovo, de uma masterclass na parte da manhã e uma prova de vinhos na parte da tarde, direcionada a importadores e jornalistas russos, que contou com a visita de Marcelo Mathias da Embaixada de Portugal em Moscovo e o acompanhamento da AICEP Moscovo.

A ViniPortugal, através da agência de marketing portuguesa OPAL, contratou o International Center of Wine and Gastronomy (ICWAG), um dos consultores russos a trabalhar os vinhos portugueses neste mercado há mais tempo. A masterclass foi ministrado pela Angelika Subbotina, professora certificada dos vinhos da região de Rioja e especialista de vinho espanhol.

Ambos os eventos decorreram no Hotel Baltschug Kempinski de Moscovo, em que marcaram presença 40 produtores portugueses de várias regiões vitivinícolas de Portugal, a saber: Adega Herdade das Aldeias de Juromenha, Avicella, Julia Kemper Wines, Cartuxa, Casal Branco, Encostas de Alqueva, Guapos, Herdade de Coelheiros, Quinta do Cume, Herdade dos Grous, João M Barbosa Vinhos, Lavradores de Feitoria, Parras Wines, Monte de Ravasqueira, Quinta da Lagoalva de Cima, Adega Moor, Quinta D’Amares, Quinta das Arcas, Quinta de Curvos, Quinta de S. Sebastião, Quinta do Covão, Quintas do Homem, Rocim Wines, Wines and winemakers by Saven, Quevedo e Enoport Wines.

De uma forma geral os produtores portugueses transmitiram que têm interesse no mercado russo e pretendem alargar a sua carteira de clientes, pelo que, grande parte, estarão novamente presentes em Moscovo em maio de 2022 para as Provas da ViniPortugal no mercado.

Os vinhos portugueses no mercado russo ao longo dos últimos anos conquistaram a aprovação dos consumidores mais exigentes e estes profissionais do setor estão otimistas com as perspetivas do vinho português. Note-se que, em 2020, a Rússia foi o 9º maior importador mundial de vinho, correspondente a 3 por cento das importações mundiais deste produto e Portugal foi o 7º fornecedor de vinho da Rússia - com uma quota de 3,6 por cento, correspondente a 34,9 milhões de euros, e a Rússia foi o 19º cliente de vinhos de Portugal. De referir ainda que, as exportações de vinho português para a Rússia em 2020 aumentaram 34 por cento face ao ano anterior.

Notícias AICEP

Crescimento das exportações de bens e serviços portugueses

AICEP

Exportações de bens e serviços registam crescimento de 2,1 por cento em novembro de 2021.

SAGALEXPO ganha força a nível internacional

AICEP

Feira dedicada à exportação de produtos portugueses decorre de 7 a 9 de março, na FIL.

E-commerce B2B e B2C: principais diferenças na abordagem…

AICEP

Fique a par das principais diferenças logísticas entre e-commerce B2B e B2C.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório