Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
06 de Maio 2021

Protocolo AICEP e Estrutura de Missão da Circum-Navegação

AICEP

Emirados Árabes Unidos

A AICEP e a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação assinaram um protocolo de colaboração para a participação portuguesa na exposição mundial Expo Dubai.

O protocolo de colaboração foi assinado pelo presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, e pelo presidente da estrutura de missão, José Marques, numa cerimónia realizada no auditório “Magalhães”, na sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Oeiras.

O documento pretende operacionalizar ações que valorizem o legado cultural, científico e tecnológico associados à viagem de circum-navegação iniciada pelo navegador português em 1519 durante a exposição mundial realizada nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, este protocolo “estrutura a cooperação entre a AICEP e a estrutura de missão para as comemorações da viagem de Magalhães para que o comissário-geral da participação portuguesa na Expo Dubai e toda a sua equipa possam beneficiar da organização da programação, da contribuição e da inspiração de Magalhães”.

Augusto Santos Silva referiu que estão previstas duas intervenções.

“Uma é uma peça de arte pública, uma estrutura que estará permanentemente presente em frente do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai e que remeterá para a lição de Magalhães, e em segundo o espetáculo ‘Os 500 Sons da Água’, que procura fazer a ponte entre a viagem de circum-navegação e a sua primeira descoberta universal da unidade do oceano, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o objetivo 14, dedicado ao oceano”, detalhou Santos Silva.

O governante acrescentou que o protocolo prevê que “possa haver outras materializações de cooperação”.

A cerimónia contou também com a participação do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

A Expo Dubai tem abertura prevista para outubro deste ano.
Prevista inicialmente para 2020, a Expo Dubai, foi adiada e vai decorrer entre outubro deste ano e abril de 2022.

O navegador português Fernão de Magalhães (1480-1521) notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.

A viagem, a bordo da nau Victoria, começou em 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda (sul de Espanha), e terminou em 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a atravessar o estreito entre os oceanos Atlântico e Pacífico, a sul da América do Sul, que viria a ficar conhecido pelo seu apelido.

O navegador não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, pelo que a viagem seria concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório