Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
08 de Janeiro 2021

Programa Internacionalizar 2030

AICEP

Portugal

O Programa Internacionalizar 2030, aprovado em julho pelo governo, conta com 43 medidas de atuação que pretendem orientar a estratégia externa da próxima década no sentido de captar investimento estrangeiro.

Os objetivos primordiais centram-se na atração de capital externo para reforçar o PIB nacional e no aumento do peso das exportações do produto. Devido ao impacto da atual crise pandémica, as metas do programa foram divididas em objetivos de recuperação e metas para aumentar o peso das exportações no PIB.

Com este programa, pretende-se passar do peso das exportações de 44 por cento, em 2019, para 50 por cento em 2027 e 53 por cento em 2030, aumentando ainda o número de empresas exportadoras de 21.500 para 25 mil no final da década e o número médio de mercados externos para os quais as empresas exportam, passando de 4,3 em 2019, para 4,7 em 2030.

Além disso, o programa pretende registar um crescimento anual de quatro por cento do Investimento Direito Estrangeiro e de 4,5 por cento do Investimento Direto Português no Estrangeiro.

Desta forma, os objetivos gerais do Programa Internacionalizar 2030 centram-se no aumento das exportações e no crescimento do número de empresas exportadoras e dos mercados externos de exportação. E também na subida do Investimento Direto estrangeiro, do Investimento Direto Português no Estrangeiro e do Valor Acrescentado Bruto.

Leia o artigo completo sobre o Programa na revista Portugalglobal.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório