Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Maio 2021

Prémio Design de Livro 2021

AICEP

Estão abertas até ao próximo dia 15 de junho as candidaturas ao Prémio Design de Livro, promovido pela DGLAB. Podem concorrer designers, editores e gráficas num máximo de três candidaturas cada. A edição deste ano abrange livros cuja data da 1ª edição tenha tido lugar em Portugal entre 1 de maio de 2020 e 30 de abril de 2021.

Criado em 2018, este prémio tem como objetivo promover o design e a qualidade de produção dos livros, valorizando o trabalho de editores, autores, designers, empresas gráficas e de todos aqueles que contribuem para o resultado final, conseguindo o melhor encontro entre conteúdo e forma.

O júri da edição deste ano é composto por Ana Baliza, Patrícia Cativo, Mário Valente e Mário Quinaz e tem como missão escolher o designer vencedor, ao qual será atribuído um prémio no valor de 5.000,00 euro, e de atribuir ainda duas menções especiais, de 1.500,00 euro cada. O Júri seleciona também um conjunto de livros, num máximo de 17, que irão igualmente integrar a candidatura de Portugal ao prémio 'Best book design from all over the world 2022', a submeter pela DGLAB.

A Fundação Buchkunst expõe anualmente os livros candidatos de todos os países durante as feiras internacionais do Livro de Leipzig, em março, e de Frankfurt, em outubro.

Cada candidatura inclui o formulário e um exemplar do livro, e pode ser entregue em mão ou enviada por correio postal para DGLAB [Prémio Design de Livro] / Torre do Tombo – Alameda da Universidade /1649-010 Lisboa. No caso de candidaturas enviadas por correio, são consideradas as expedidas até ao dia 15 de junho.

Tratando-se muitas vezes de edições com tiragens reduzidas, é importante esclarecer:
1. Os livros candidatos, desde que não integrem a seleção final, podem ser devolvidos;
2. No caso dos livros selecionados pelo júri, a DGLAB irá precisar de um segundo exemplar para incluir na candidatura de Portugal ao 'Best Book Design from all over the World 2022'. Estes livros, enviados à Fundação Buchkunst no final da competição e exposições em Leipzig e Frankfurt, passam a integrar o acervo da Biblioteca de Leipzig.

Consulte mais informação e o formulário no site.

Quaisquer esclarecimentos podem ser solicitados através do email internacional@dglab.gov.pt ou do telefone 210 037 422.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório