Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Novembro 2023
Potencial do azeite português na Roménia

AICEP

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2018 e 2022, as exportações portuguesas de azeite para a Roménia cresceram muito acima da média do setor (83,1 por cento). O estudo setorial da AICEP mapeia as oportunidades para as empresas portuguesas do setor do azeite no mercado romeno.

A Roménia foi o 33º importador mundial de azeite, em 2022, com um total de importações de 22 milhões de euros, de acordo com o Comtrade. Neste âmbito, as exportações portuguesas de azeite têm-se destacado como uma opção cada vez mais popular para os consumidores romenos.

No estudo setorial realizado pela AICEP são apresentados vários aspetos a ter em conta aquando da abordagem ao mercado e ao cliente, desde a concorrência existente até às tendências para o futuro do setor nesta geografia.

Consulte o estudo setorial “Azeite na Roménia”.

A Roménia é um país em desenvolvimento, com grande potencial de crescimento, assente na difusão tecnológica e nos apoios à coesão europeia. Herdeira de um tecido industrial obsoleto e de uma burocracia institucionalizada, iniciou-se, na última década, o processo de recuperação da economia sustentado nas exportações de bens industriais, no reforço do setor agrícola e, recentemente, nas políticas fiscais expansionistas.

Saiba mais sobre o mercado romeno.

 

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório