Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
27 de Julho 2022

Portuguesa Hardlevel expande operação em Espanha

AICEP

Espanha
Construção civil

Portuguesa Hardlevel expande operação de reciclagem de óleos alimentares usados a mais de 80 municípios em Espanha. O principal operador do mercado português de recolha, pré-tratamento e gestão de óleos alimentares usados (OAU) está a crescer internacionalmente.

No espaço de um ano, a rede de valorização económica destes desperdícios que a Hardlevel – Energias Renováveis está a montar em Espanha, através da sua subsidiária NOX Energy - Feedstock Supply, chegou esta semana aos 500 oleões inteligentes (Smart S+) de capacidade instalada, distribuídos por mais de 80 municipalidades.

Os municípios de San Joan d’Alacant, La Vall d’Uixó e a Mancomunitat Intermunicipal La Rectoria, que engloba as autarquias de Benimeli, Sagra, Ràfol de Almúnia, Tormos e Sanet y Negrals, foram os últimos a juntar-se ao circuito montado pela empresa portuguesa (de Vila Nova de Gaia) nas comunidades de Valência e Galiza. Na Diputación de Ourense, por exemplo, são 70 os municípios que aderiram recentemente à rede da Hardlevel/NOX Energy.

O dispositivo montado no país vizinho serve diretamente, na atualidade, um global de quase 200.000 habitantes. Mas quer e vai chegar mais longe. A comunidade de Andaluzia é a próxima meta no mapa.

Até ao final do ano, a pretensão é ter instalados 1.000 oleões inteligentes em perto de 100 municípios espanhóis.

Ambientalmente nocivos, mas valorizáveis, os OAU podem ser reciclados para o fabrico das gerações mais recentes de biocombustíveis sustentáveis (como o HVO, do inglês hydrogenated vegetable oil, uma das gerações mais recentes de biodiesel, e o SAF, o sustainable aviation fuel, isto é, biocombustível de aviação).

Em Portugal, o dispositivo da Hardlevel chega a mais de 120 municípios (existindo várias dezenas em contratualização) e conta atualmente com mais de 2.600 Oleões Smart S+. O operador possui uma capacidade instalada de pré-tratamento de 50.000 toneladas anuais de OAU e 4.500 metros cúbicos de armazenagem instantânea, nos polos operacionais de Avanca e Palmela.

Notícias AICEP

AICEP: 15 anos a fazer Crescer as Exportações

AICEP

A AICEP celebra 15 anos de atividade. Uma década e meia a mexer o ponteiro da economia nacional.

Inovação portuguesa conquista mercado da automação industrial

AICEP

Introsys é uma empresa portuguesa com projetos implementados em 16 países.

Amazon vai abrir loja online para a Bélgica

AICEP

Nova loja cria oportunidade para empresas portuguesas venderem online para o mercado belga.

  • Amazon

Partilhe esta página

Campo Obrigatório