Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
23 de Outubro 2020

Portugal vence competição europeia de inovação alimentar

AICEP/PortugalFoods

Agroalimentar

OrangeBee, um preparado fermentado de aquafaba com uma camada de geleia de laranja, polvilhado com pólen apícola, é o produto desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro e o grande vencedor da 13.ª edição do "ECOTROPHELIA Europe".

O produto OrangeBee foi distinguido por um júri, liderado pela Nestlé e do qual faziam parte diversas personalidades do setor agroalimentar europeu.
Christoph Hartmann, Head of Academic Alliances na Nestlé, explicou a escolha do júri: “O produto OrangeBee tem um design bastante apelativo, muita qualidade e uma proposta de valor elevada. É um excelente contributo para o futuro da inovação alimentar.”

Segundo Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods: “A distinção europeia deste projeto português não nos podia encher de mais orgulho. O setor agroalimentar português é conhecido, há muito, nos mercados internacionais, pela sua qualidade e excelência. O facto de se mostrar como uma indústria cada vez mais inovadora, atenta às tendências e aos novos padrões de consumo, que colocam a sustentabilidade no topo da agenda, certamente irá ajudar no caminho da promoção do setor agroalimentar nacional lá fora.”
A responsável acrescenta: “Por outro lado, este prémio é também o reconhecimento do esforço que o setor tem feito no sentido de se aproximar das universidades e dos centros de conhecimento e inovação. Sem dúvida, este estreitamento de relações é a garantia de que o agroalimentar nacional está a preparar o seu futuro
.”

A edição 2020 do prémio "ECOTROPHELIA Europe", decorreu a 18 de outubro, em Paris, e contou com a participação de projetos de 13 países, envolvendo 14 universidades europeias.

Campo Obrigatório