Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
27 de Junho 2023

PORTUGAL REFORÇA TALENTO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE

AICEP

Portugal tem registado um aumento do número de diplomados em áreas ligadas às engenharias e tecnologias e várias universidades portuguesas destacam-se nos rankings internacionais.

Quem trabalha com equipas multinacionais destaca a flexibilidade e a capacidade para encontrar soluções dos profissionais portugueses e não faltam exemplos de carreiras internacionais de sucesso, como a de muitos participantes do programa de estágios internacionais inov contacto da AICEP, que já vai na 26ª edição. Mas, como sublinha o professor catedrático Daniel Traça, da Nova SBE, é preciso aumentar a pegada internacional das empresas e criar projetos motivadores que tirem partido das qualificações.

Criar, promover, atrair. São muitos os verbos que se conjugam com a palavra talento e o sucesso das empresas depende, cada vez mais, dessa conjugação. É do talento que nasce a capacidade de inovar, de adotar novos processos e tecnologias. Não é fácil quantificá-lo, mas alguns indicadores podem ajudar. Por exemplo, no ano passado 44 por cento dos portugueses entre os 25 e os 34 anos já tinham completado algum grau do ensino superior, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat, uma percentagem já muito próxima do objetivo da União Europeia de ter 45 por cento da população nesta faixa etária com curso superior até 2030.

Continuar a ser competitivo no pós- -pandemia, trabalhar em parceria e agregar talento, investir no bem-estar, acompanhar as necessidades e competências dos trabalhadores e aproveitar a energia coletiva e o potencial humano são as cinco tendências e necessidades destacadas pela Mercer que, muito provavelmente, irão determinar a forma como as empresas conseguirão, nos próximos anos, captar e promover o talento que as ajudará a crescer.

Leia o destaque na íntegra.

 

Notícias AICEP

Uniformes sustentáveis e inovadores fabricados em Portugal

AICEP

Em 2023 consquistaram um novo cliente na aviação: a Emirates.

  • Vestuário e acessórios

Por que apostar no mercado das Multilaterais?

AICEP

A participação de Portugal nas Multilaterais gera inúmeras oportunidades para as empresas…

Vender online para a Alemanha: conheça o mercado e os…

AICEP

Vender online para a Alemanha significa entrar num dos maiores mercados de e-commerce do mundo…

Partilhe esta página

Campo Obrigatório