Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
24 de Agosto 2021

Portugal recebe evento sobre liderança no feminino

AICEP

Portugal

A Huawei escolheu Portugal para acolher a primeira edição da Summer School for Female Leadership in the Digital Age, iniciativa pioneira que começa a 23 de agosto, em Lisboa, e dura até 27 de agosto.

A Summer School for Female Leadership in the Digital Age tem como meta fundamental não só reconhecer o imenso potencial do talento feminino no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, mas também apoiá-lo de forma proativa, capacitando a nova geração a liderar a revolução tecnológica. Segundo o European Institute for Gender Equality, na Europa existem cerca de oito milhões de profissionais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dos quais apenas 17 por cento são mulheres.

E no intuito de mudar o atual paradigma, a Huawei avançou com a criação desta Summer School, tendo para esse efeito aberto um concurso que recebeu mais de 1200 candidaturas de estudantes de toda a União Europeia – um júri composto por personalidades de reconhecido prestígio europeu e presidido pela Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, selecionou 27 participantes provenientes de todos os estados-membros, as quais vão receber uma bolsa integral que cobrirá a totalidade dos custos associados à sua participação, de forma a garantir a igualdade de oportunidades.

O objetivo do encontro passa por contribuir para a criação de uma era digital mais inclusiva, bem como na construção de uma plataforma através da qual os líderes de amanhã possam estabelecer laços, partilhar experiências e apoiar-se, seguindo o espírito europeu de cooperação e solidariedade.

Esta iniciativa “é mais um passo na aproximação entre o público feminino e a tecnologia, estudantes e empresas, que proporcionará a todo o universo académico e às gerações seguintes, uma maior equidade entre homens e mulheres nas áreas das TIC”, afirma Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communication da Huawei Portugal. O responsável salienta ainda que “receber a primeira edição deste evento em Portugal é, para nós, motivo de orgulho e resultado do posicionamento num mercado cada vez mais inclusivo, mediante inúmeras ações e parcerias estratégicas”.

“Através destes projetos é possível percebermos a realidade das mulheres que trabalham em tecnologia não só em Portugal, mas também na Europa, e assim responder da melhor forma às necessidades e aos desafios identificados”, salienta Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), uma das entidades institucionais que apoia a iniciativa. O evento conta também com o apoio do programa INCoDe.2030, cujo o objetivo é, até 2030, colocar Portugal ao nível dos países europeus mais avançados na dimensão digital. “Para atingir essa meta, é necessário estimular várias competências, nomeadamente a transição digital assente na promoção da igualdade de género, tendo em vista o aumento da participação das mulheres nesta área”, refere Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030.

A Summer School for Female Leadership, além de reunir estudantes dos estados-membros da UE para uma experiência formativa nas áreas de tecnologia e liderança, inclui a presença de individualidades de reconhecido mérito internacional. A lista de speakers está disponível online e inclui nomes como David Jiménez, ex-Diretor do jornal espanhol El Mundo; Anett Numa, Digital Transormation Advisor da e-Estonia; a piloto de automobilismo italiana Vicy Piria, entre inúmeros membros do Parlamento Europeu e Professores universitários de diversos países do continente.

A estes nomes junta-se um leque robusto de personalidades nacionais. Para além do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, que proferirá um discurso às participantes no arranque dos trabalhos, o rol de participantes conta com nomes como Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e vencedora do Prémio Pessoa em 2020; Vanda Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital; Cristina Vaz Tomé, Chief Revenue Officer do Grupo Impresa (SIC/Expresso); Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; ou Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030.

A pensar no futuro do sector – e tendo em consideração as estatísticas europeias divulgadas pelo estudo Women in Digital Scoreboard da Comissão Europeia, em que apenas 34 por cento da população licenciada em STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) são mulheres, e destas 19 por cento ganha menos do que os homens –, a Huawei promove o talento feminino através da criação de uma iniciativa que se considera pioneira em Portugal.

Para mais informações sobre a primeira edição do Summer School for Female Leadership in the Digital Age, pode consultar o site oficial do evento.

Notícias AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento

AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento nos primeiros sete meses do ano.

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Acordo entre El Corte Inglés e AICEP promove marcas portuguesas

AICEP

El Corte Inglés e AICEP firmam acordo para promover marcas portuguesas nos canais online.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório