Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
07 de Fevereiro 2020

Portugal participa com 87 expositores nas feiras "Wine Paris" e "Vinexpo Paris"

AICEP

França
Vinho

De 10 a 12 de fevereiro de 2020, vão ter lugar, simultaneamente, as feiras do setor dos vinhos "Wine Paris" e "Vinexpo Paris", no Parque de Exposições de Paris - Porte de Versailles.

Esta parceria das entidades organizadoras das duas feiras permitiu a oportunidade de criar no mesmo local um espaço especificamente dedicado aos vinhos franceses e aos vinhos internacionais, com uma oferta de 20 países representando 60 regiões vinícolas do mundo: Argentina, Áustria, Geórgia, Grécia, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Roménia, Suíça, Turquia, entre outros.

A participação portuguesa concentra-se no hall 7.1 e reúne 87 expositores num total de mais de 2300 expositores. O pais anfitrião deste evento, França, é aquele que apresenta um maior número de expositores (1 899), seguido de Itália (179), Portugal (87), Espanha (76) e Áustria (30).

A quase totalidade dos participantes portugueses (80) está presente com o apoio de quatro entidades institucionais, nomeadamente o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), Viniportugal, CVR Tejo (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo) e IVBAM (Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira).

Na "Vinexpo Paris" estão em destaque três grandes conceitos inéditos e inovadores. O “Be Spirits”, espaço experimental dedicado às bebidas espirituosas em resposta à tendência de crescimento destes produtos a nível mundial. O “WOW! Mundo dos Vinhos Orgânicos”, espaço dedicado aos vinhos e bebidas espirituosas, bio/orgânicas e biodinâmicas. E o “L’AVENUE” que destaca as “marcas premium” num espaço cuja decoração é inspirada no estilo Haussmann.

A "Wine Paris", por seu lado, lança um novo dispositivo chamado “Wonderful” que visa valorizar todas as abordagens biológicas e eco- esponsáveis, tanto a montante como a jusante do setor vitivinícola, em resposta às recentes evoluções da sociedade e dos mercados. Neste dispositivo inclui-se um percurso chamado "Wonderful Discoveries" que permite encontrar facilmente os expositores que oferecem vinhos com certificações ligadas aos vinhos biológicos e com certificações “eco responsáveis”.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, a França foi, em 2018, o principal mercado para as exportações portuguesas de vinhos com as vendas a atingirem 114,4 milhões de euros e a representarem 14,3 por cento do total exportado. Depois de França, seguiram-se os EUA (80,8 milhões de euros e 10,1 por cento do total), Reino Unido (75,4 milhões de euros e 9,4 por cento do total), Brasil (51,4 milhões de euros e 6,4 por cento do total) e a Bélgica (49,7 milhões de euros e 6,2 por cento do total).

No período de janeiro a novembro de 2019, as exportações de vinhos portugueses para França alcançaram 105 499 milhões de euros, o que significou um crescimento de 1,37 por cento face ao período homólogo do ano anterior, representando 14,1 por cento do total das exportações portuguesas, e mantendo-se a França como principal cliente de Portugal neste setor de atividade.

Estas feiras vão ser visitadas e acompanhadas pelo embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e pela equipa da delegação da AICEP em Paris.

Campo Obrigatório