Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
18 de Abril 2022

Bienal Internacional do Livro: Portugal país convidado de honra

AICEP

Multimercado
Cultura e lazer

Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022, que decorre entre os dias 2 e 10 de julho.

Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do Brasil, e apresentará uma programação cultural abrangente, em torno dos seguintes eixos: “Salão de Ideias” (dedicado a temas contemporâneos), “Arena Cultural” (apresentação de bestsellers e realização de sessões de autógrafos), “Cozinhando com palavras” (projeto que associa gastronomia e literatura) e “Espaço Infantil”.

Uma frase de Valter Hugo Mãe dá o mote para a participação portuguesa: É urgente viver encantado. Um mote que expressa bem o reencontro e a partilha entre autores de língua portuguesa e o público brasileiro.

Portugal terá um stand de 500 m2 que inclui um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma zona multiusos, na qual serão apresentadas exposições com conteúdos diversificados. A jornalista e escritora Isabel Lucas é a curadora da programação de Portugal.

A comitiva coordenada por Portugal integra 23 autores e chefs, e inclui a participação de escritores portugueses, dos PALOP e de Timor-Leste.

Entre os autores, todos com obra publicada no Brasil nos últimos meses ou com lançamentos previstos no âmbito da Bienal, fazem parte da comitiva Afonso Cruz, António Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Filipe Melo, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Kalaf Epalanga, Lídia Jorge, Luís Cardoso, Maria do Rosário Pedreira, Maria Inês Almeida, Matilde Campilho, Paulina Chiziane, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Teolinda Gersão, Valério Romão e Valter Hugo Mãe. Juntam-se, ainda, os chefs Vítor Sobral e André Magalhães.

Os escritores, ilustradores e chefs da comitiva portuguesa estarão em diálogo com autores brasileiros, num programa que contribuirá para promover o conhecimento e o interesse pela literatura portuguesa, e também por Portugal enquanto destino literário, cultural e turístico.

A anteceder o programa público, terá lugar, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, o programa profissional da Bienal, designado “Rodada de Negócios”, onde o setor editorial português marcará presença destacada com 10 editores convidados pela Câmara Brasileira do Livro.

A organização da presença portuguesa na Bienal é da responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Turismo de Portugal, I.P. e da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, entidades que integram o Grupo de Trabalho Interministerial para a organização de Feiras do Livro internacionais, em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.  

Notícias AICEP

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.

  • Multisetor

BRESIMAR MARCA PRESENÇA NA HANNOVER MESSE 2022

AICEP

Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.

  • Multisetor

Blue Talk Havana aproximou especialistas e empresas

AICEP

O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.

  • Multimercado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório