Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Julho 2021

Portugal: Um país competitivo e aberto ao negócio

AICEP

Portugal

Com quase nove séculos de história e mais de 10 milhões de habitantes, Portugal é um país acolhedor e multicultural, capaz de aliar a cultura e a tradição com o design, a inovação e a tecnologia.

Portugal é um país com uma economia aberta e moderna, sendo reconhecido internacionalmente como competitivo, inovador, atrativo, sofisticado e com visão de futuro, onde a sustentabilidade é uma prioridade da indústria.

A sua localização estratégica no sudoeste da Europa, entre os continentes europeu, africano e americano, bem como o seu estatuto de membro da União Europeia e da Zona Euro, tornam Portugal um parceiro de negócios bastante atrativo.

As suas excelentes infraestruturas, telecomunicações e qualidade de vida atraem visitantes e empresas de todo o mundo. A produção de produtos portugueses caracteriza-se pela sua qualidade, autenticidade e exclusividade, razão pela qual são muito procurados por conceituados clientes internacionais.

Nos últimos anos, Portugal tem revelado ao mundo as suas capacidades e talentos nas áreas da Indústria, do Comércio e do Turismo, permitindo um crescimento das exportações e atraindo novos investimentos. Apesar dos efeitos da pandemia da COVID-19 na economia mundial e em Portugal, a indústria nacional não parou e o país continua aberto ao negócio.

Portugal tem despertado assim o interesse de importantes empresas internacionais, devido às suas excelentes condições para atrair para o país um número crescente de investidores estrangeiros. Assim, já materializa vários investimentos de multinacionais de referência. Estes investimentos têm permitido a criação de empregos altamente qualificados, fomentando um ecossistema de inovação e potenciando as exportações.

Estes novos projetos são tecnologicamente mais avançados e ancorados nas atividades de I&D, verificando-se um número crescente de empresas a cocriar produtos com Universidades ou outros centros de conhecimento portugueses. É assim percetível que os investidores estão a pensar em Portugal para a localização de algumas indústrias de alta tecnologia, como os setores automóvel, de máquinas e aparelhos, bem como para consolidação de clusters, como o da aeronáutica, espaço e defesa.

Particularmente importante tem sido também o investimento em Centros de Competência altamente especializados e tecnológicos. Em Portugal, estes têm contribuído significativamente para a consolidação do hub tecnológico, pelo qual o país começa a ser reconhecido na esfera internacional.

A partir de Portugal, as multinacionais fornecem produtos e serviços para o mundo inteiro, devido ao talento do país, à cadeia de abastecimento local, às infraestruturas, ao baixo risco operacional e aos custos operacionais. Portugal acolhe assim negócios de todo o mundo como resultado do seu competitivo ambiente operacional.

Leia o dossier na íntegra na Revista Portugalglobal.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório