Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
04 de Janeiro 2024
Portugal e México assinam Memorando de Entendimento

AICEP

No dia 22 de dezembro, na presença do Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, e durante a cerimónia de inauguração do projeto emblemático mexicano do “Corredor Interoceánico del Istmo de Tehuantepec”, que conecta o porto de Salina Cruz com o porto de Coatzacoalcos, foi assinado um memorando de entendimento para o estabelecimento do “Corredor Marítimo Coatzacoalcos-Sines” pelos Ministérios de Negócios Estrangeiros de Portugal e do México.

O memorando foi assinado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco Gonçalo Nunes André, em nome do Governo de Portugal, e, do lado mexicano, representando a Ministra Alicia Bárcena Ibarra, pela encarregada do gabinete da Subsecretaria de Relações Exteriores, Jennifer Feller.

Além do presidente do México, o Ministro da Marinha, José Rafael Ojeda Durán, testemunhou igualmente a assinatura deste memorando.

Face aos desafios energéticos globais, e corredor Coatzacoalcos-Sines posiciona-se como uma rota marítima privilegiada para contribuir ativamente para o fortalecimento da segurança energética e das cadeias de abastecimento globais, através da exportação, armazenamento e transporte de energia entre os portos de Coatzacoalcos, no Golfo do México, e Sines, em Portugal. De igual forma, reforça a ligação comercial entre a América e a Europa.

Este projeto está alinhado e faz parte da estratégia europeia Global Gateway.

Com este memorando, ficam reforçadas as relações entre os dois países, criando oportunidades de negócios e de cooperação, fortalecendo uma agenda económica conjunta.

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório