Portugal Concept Store: fornecedores para Espanha e França
AICEP
Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.
- Multimercado
AICEP
O jornal mais famoso da Finlândia, o Helsingin Sanomat, escreveu recentemente um artigo com rasgados elogios ao extraordinário ambiente e condições únicas oferecidas por Lisboa para a localização e crescimento de startups.
Ikko Niemelä, CEO da Cyber Intelligence House, confessou, a partir da sua casa no Estoril, que Lisboa é o novo Silicon Valley.
São vastas as razões pelas quais o afirma, numa primeira fase, comparando o clima da capital à Califórnia, realçando a enorme cultura gastronómica, enaltecendo as iniciativas dos Golden Visa e os pacotes estruturais de impostos menos agressivos, que atrai pessoas como ele a fixarem-se em Portugal, assim como investidores e empreendedores.
Enalteceu ainda o facto de Portugal ter historicamente um amplo carácter intercultural e internacional, bem como a capacidade dos seus habitantes falarem na sua maioria inglês fluentemente, ao contrário dos seus vizinhos, Espanha e França.
Ilkko acredita que Portugal está numa fase de crescimento exponencial tecnológico, querendo atrair conhecimento, rede de contactos e investimento internacional nesta matéria.
Ricardo Marvão, CEO da Accelerator Beta-in, foi o primeiro criador de um programa de aceleração em Portugal, no ano de 2011. Ele apontou a importância estratégica que adveio da transição da Web Summit de Dublin para Lisboa, ainda que a fatura a pagar seja muito elevada, acredita que o retorno será indubitavelmente superior.
Existem sete unicórnios em Portugal, exatamente o mesmo número que na Finlândia e o novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a par do seu conselheiro para inovação, Lourenço Jardim, confirmaram a intenção de construir um centro de desenvolvimento de unicórnios em Portugal, tendo como objetivo, criar no coração da cidade, o maior centro de inovação tecnológica da Europa.
Nuno Sebastião, CEO da multimilionária empresa Feedzai, foi o escolhido para liderar o projeto, Jardim, afirmou que: “Unicórnios guiam unicórnios”.
Mike Sigal, investidor em capitais privados e sócio em mais de 500 startups, trocou recentemente Silicon Valley por Portugal e realçou a semelhança entre Portugal e São Francisco nos anos oitenta.
Linda Avey, fundadora da empresa de pesquisa genética 23andMe, também se mudou recentemente para Portugal, após um período em Silicon Valley e posteriormente outro em Austin, encontrou em Portugal aquilo que a própria considerou ser: “um ambiente de energia e multiculturismo” que contrastam com a apatia que se regista em Silicon Valley, provocado pela “falta de igualdade, inflação, inquietação social e uma possível reeleição de Trump.”
O nível de educação e talento em engenharias e matemáticas é espantoso, e não é por mero acaso que a Google tem 3300 trabalhadores em Portugal e a Nokia 2200, com intenções de crescimento.
Joaquim Sérvulo Rodrigues, da Armilar Venture Partners SCR, revelou que a fixação destas empresas em Portugal começa a ser mesmo uma tendência, “criar uma empresa multimilionária custa entre 400 a 500 milhões, em Portugal, com a alavancagem do nível de preços e salários mais baixos, pode custar menos de 40 milhões”
Sebastião Queiroz e Mello, CEO da Lisbon Tech Guide, apontou o facto de Portugal ser dos poucos países que não taxam as criptomoedas e que o Governo tenha estabelecido um fundo de 200 milhões que se destina ao apoio das startups.
Por fim, o jornal realça que Portugal está interessado em muito mais do que o negócio no seu sentido restrito, sendo vários, os testemunhos de personalidades influentes no seio das startups e investimento tecnológico que, veem em Portugal um enorme potencial de fixação para estas empresas, contribuindo assim, para a emancipação do país como um player de relevo internacional e consequentemente para o crescimento económico do país.
AICEP
Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.
AICEP
São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!
AICEP
Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.