Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
28 de Dezembro 2021

Portugal Concept Store: a loja que apresenta os produtos portugueses ao mundo

AICEP

A missão da Portugal Concept Store é simples: reunir, numa só plataforma, marcas e produtos portugueses, levando-os a vários cantos do mundo. 

Se é verdade que o “Made in Portugal” já conquistou o reconhecimento de milhões de pessoas a nível global, é igualmente verdade que, por vezes, é necessário um impulso na promoção internacional dos produtos nacionais. É o que está a ser feito por esta montra promovida pela AICEP. 

A Portugal Concept Store é uma embaixada da Marca Portugal. Mostra não só produtos tradicionais (como conservas ou azeite, por exemplo), mas também produtos que revelam o potencial criativo e inovador da oferta nacional em vários setores de atividade.

Por enquanto, e estando o projeto ainda em fase piloto, a Portugal Concept Store reúne 170 produtos de 40 marcas portuguesas, escolhidas por uma curadoria independente. No entanto, dentro em breve vai ter início mais um processo de candidatura para a entrada de novas marcas.

Qual a proposta de valor da Portugal Concept Store?

O mundo tem vindo a descobrir (e a apreciar cada vez mais) os produtos portugueses. Ainda assim, nem todas as empresas têm meios ou conhecimento de mercado para tirar partido dessa procura.

A Portugal Concept Store é uma forma de dar a conhecer produtos nacionais que se insiram no posicionamento “Crafted Sophistication”. Isto é, que tenham como base três pontos-chave: real e genuíno, de origem comprovada e tradição sofisticada. 

Uma definição em que se encaixam produtos tão diversos como acessórios em cortiça, objetos de decoração, perfumes, jóias, compotas ou brinquedos. 

O impacto da Portugal Concept Store na internacionalização dos produtos nacionais é ainda maior porque, além de uma plataforma online, tem também lojas fixas, incluindo em formato pop-up. É o caso da loja no Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai. Este tipo de espaço foi criado a pensar em grandes eventos internacionais ou nacionais, funcionando como uma embaixada da Marca Portugal. E, claro está, como uma oportunidade para que as marcas estejam presentes nestes locais estratégicos. 

O conceito

Não será exagero dizer que na Portugal Concept Store está o melhor de Portugal. Não só porque são escolhidos os melhores produtos, mas também porque estes têm a marca de um saber que foi aprofundado durante gerações.

Assim, e mesmo nos artefactos mais modernos, é possível perceber o peso da tradição, quer na forma como são fabricados, quer nas próprias matérias-primas. Premium é, por isso, o conceito subjacente à seleção de marcas e produtos apresentados.  

Azulejos, sardinhas e cerâmica são três exemplos desta ligação entre o que é tradicionalmente português, mas que pode ser reinventado, atraindo consumidores mais exigentes. Do tradicional também pode surgir o luxo e basta uma curta visita à loja para comprovar este facto.

A sustentabilidade é outro conceito importante nos dias que correm e está presente, por exemplo, numa grande variedade de artigos de cortiça ou nos brinquedos educativos que ajudam a cuidar do planeta.

A Portugal Concept Store é, assim, uma oportunidade para que empresas e marcas que partilhem esta visão possam alcançar novos mercados e fidelizar clientes que, numa era de globalização e massificação, prefiram o que é diferente e autêntico.  

Brevemente, a Portugal Concept Store abrirá candidaturas para a adesão de novas marcas. Por isso, fique atento, siga a nossa loja e a AICEP nas redes sociais. Dar-lhe-emos as novidades em primeira mão!

Veja também:

Tipos de marketplaces e as suas propostas de valor

Como prospetar e captar clientes estrangeiros?

Como traçar um plano de ação para a internacionalização?

 

Notícias AICEP

Crescimento das exportações de bens e serviços portugueses

AICEP

Exportações de bens e serviços registam crescimento de 2,1 por cento em novembro de 2021.

SAGALEXPO ganha força a nível internacional

AICEP

Feira dedicada à exportação de produtos portugueses decorre de 7 a 9 de março, na FIL.

E-commerce B2B e B2C: principais diferenças na abordagem…

AICEP

Fique a par das principais diferenças logísticas entre e-commerce B2B e B2C.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório