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Campo Obrigatório
09 de Abril 2021

Plataforma online de ourivesaria e relojoaria portuguesa

AICEP

Ourivesaria e joalharia

Portuguese Jewellery - Shaped With Love é a plataforma online de ourivesaria e relojoaria portuguesa com o objetivo de chegar à escala global. A missão é atrair novas oportunidades de negócio e reduzir o esforço de investimento necessário à transição online das empresas do sector.

A plataforma Portuguese Jewellery pretende assumir-se como “o endereço digital da joalharia portuguesa, atraindo novas oportunidades tanto no segmento Business to Consumer, como Business to Business” e rentabilizando o “enorme potencial para o negócio e internacionalização das marcas” que a migração digital representa, define Nuno Marinho, presidente da AORP.

De acordo com os dados da associação, nos últimos três anos o registo de novas licenças para o comércio online no sector aumentou exponencialmente para um total com mais de 600 novos operadores. “Num universo de cerca de quatro mil empresas, esta fatia representa mais de 15 por centno, sendo que acresce sobre o universo de empresas já licenciadas para e-commerce”, destaca Nuno Marinho, alertando que “nem tudo o que reluz é ouro”, e reconhece que “este é um caminho desafiante para as empresas do sector”.

É que se por um lado a proliferação de lojas online “torna o ambiente digital muito competitivo e exige um grande esforço de investimento por parte das marcas”, por outro a legislação aplicada ao e-commerce de joalharia em Portugal “é muito complexa e restritiva, tornando as empresas portuguesas menos competitivas no ambiente digital do que as suas congéneres internacionais”, remata a associação responsável pela plataforma digital.

A associação sectorial decidiu, assim, criar esta plataforma digital Portuguese Jewellery – Shaped With Love, que pretende ser “uma montra representativa da energia e diversidade criativa que caracteriza o sector, fortemente apoiada e alavancada pelas campanhas e acções de comunicação da AORP”.

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2018 as actividades de ourivesaria e relojoaria abrangiam quase quatro mil empresas, tendo registado um volume de negócios a rondar a casa do um milhão de euros e exportações de 208 milhões de euros contra 169 milhões em 2015. 

França, Espanha, Brasil, Hong Kong e Itália são os principais mercados de exportação da ourivesaria portuguesa, enquanto a relojoaria exporta sobretudo, por ordem de importância, para Hong Kong, Estados Unidos, Suíça, França e Emirados Árabes Unidos.

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