Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
05 de Janeiro 2024
Um planalto com crescimento moderado do comércio mundial

AICEP

Em 2024 Portugal continuará a crescer acima da média da União Europeia, mas as previsões apontam para um crescimento modesto, que não ultrapassará 1,5 por cento. Após a disrupção da pandemia e a recuperação de 2022, este será um ano de “planalto” e de incerteza, e, ao mesmo tempo, um ano de recuperação da procura externa e de novo fôlego para o comércio mundial.

O crescimento económico deverá abrandar em 2024 e diversas previsões apontam para que o PIB (Produto Interno Bruto) de Portugal cresça entre 1 e 1,5 por cento no próximo ano. O último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) refere um arrefecimento do crescimento económico para 1,2 por cento em 2024, com ligeiro aumento em 2025, para 2 por cento. A incerteza e o contexto geopolítico tornam as expectativas mais cautelosas, mas as previsões macroeconómicas trazem boas notícias.

O ano será marcado por uma descida da inflação, de 5,5 por cento em 2023 para 3,3 por cento em 2024 e 2,4 por cento em 2025, de acordo com as estimativas da OCDE. Se olharmos apenas para as economias do G20, essa descida será para 5,8 por cento em 2024 e 3,8 por cento em 2025. “Os efeitos da inflação, as condições financeiras mais restritivas e o fraco crescimento nos principais parceiros comerciais de Portugal restringiram a atividade económica”, sublinha a OCDE, que destaca o facto de o PIB português ter estagnado no segundo e terceiro trimestres de 2023. Mas a descida da inflação levará a uma estabilização dos preços da energia e dos bens alimentares que se refletirá nas mais diversas atividades económicas.

Leia o artigo na íntegra.

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório