Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização
AICEP
Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.
AICEP
O setor do azeite português na Polónia tem crescido significativamente nos últimos anos. De acordo com o Comtrade, em 2021, a Polónia foi o 22º importador mundial de azeite, com um total de importações de 54 milhões de USD.
Em 2022, o valor das exportações portuguesas para a Polónia foi de 9.373 mil euros, o que representa um aumento de 5,0 por cento em relação a 2021. Portugal como o 3º principal fornecedor de azeite para a Polónia, e com a quota de mercado em 2021 de 18,5 por cento, tem algumas vantagens significativas, como o grande número de produtores de azeite. Além disso, a Polónia tem uma grande quantidade de consumidores disposta a pagar preços mais elevados pelo azeite português.
A AICEP realizou, e divulga agora, um estudo setorial sobre o Azeite na Polónia, com o objetivo de apresentar às empresas portuguesas um enquadramento geral do setor e uma análise em maior pormenor do funcionamento do mercado em termos de perfil de consumo e concorrência externa, bem como de formas preferenciais de entrada no mercado.
Consulte o estudo setorial “Azeite na Polónia”.
A Polónia conta com uma população de cerca de 39,9 milhões de habitantes, estimando-se, em 2022, o PIB per capita em 17 270 USD (dados da EIU).
Com uma economia cada vez mais aberta ao exterior, a Polónia tem beneficiado da sua integração na União Europeia. Por outro lado, a Polónia constitui uma importante plataforma para outros mercados da região.
Ao nível industrial, existem setores tradicionais, como a siderurgia e a construção naval, mas há, atualmente, outros setores que merecem destaque, como, por exemplo, as máquinas e equipamentos mecânicos, setor automóvel, produtos químicos, plásticos e borracha, indústria alimentar e tecnologias de informação.
AICEP
Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.
AICEP
Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.
AICEP
As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.