Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
23 de Setembro 2021

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Multimercado

O Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro. A cerimónia oficial de Entrega da Obra do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai decorreu no dia 19 de setembro, às 17h30, no recinto da Expo, no Dubai.

O evento foi marcado por breves discursos do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, da Vice-Comissária-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai e Administradora da AICEP, Francisca Guedes de Oliveira, e do Administrador do Grupo Casais, Paulo Carapuça. Contou ainda com a presença da Senior Country Manager, International Participants para a Expo 2020 Dubai, Raquel Monja.

O tema central da participação portuguesa, “Portugal, Um Mundo num País”, está patente de forma simbólica na obra do pavilhão, fruto de uma parceria entre o Grupo Casais e a Saraiva + Associados. A Caravela como símbolo maior da nossa ligação com o Mundo e o contributo português para o estreitamento das relações globais entre os povos, a génese da Globalização, e a Praça, em calçada portuguesa, aberta a todos os visitantes, como expressão máxima do espaço de encontro e partilha entre pessoas e culturas.

“Este é o momento em que fechamos uma parte do nosso projeto. A Casa de Portugal está pronta para a próxima fase: acolher todos os visitantes de todas as partes do mundo, mostrando Portugal como um país moderno, tolerante e inovador. Queremos que os nossos visitantes conheçam e apreciem a marca Portugal e que ajudem a multiplicar este conceito de um mundo num país. O impacto da participação portuguesa será amplamente concretizado quando cada um de nós representar e imprimir a marca Portugal”, salienta o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Para a Vice-Comissária de Portugal para a Expo, Francisca Guedes de Oliveira, “a obra do Pavilhão de Portugal representa de forma sublime a participação portuguesa na Expo 2020 Dubai. O talento do Arq. Miguel Saraiva e da empresa Casais mostram bem o talento português que hoje, como há 500 anos, é uma das maiores vantagens competitivas do País.”

“Foi um desafio imenso transportar um país quase milenar, com um património histórico e cultural inigualável para um “momento” arquitetónico de imagem singular e de espaço contido, para cruzar o passado e viver no futuro”, refere o Arquiteto Miguel Saraiva, CEO e fundador da Saraiva+Associados.

“A Casais tem orgulho em ter construído o pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020. A genialidade do Arq. Miguel Saraiva associada à nossa experiência em construir com qualidade e rigor, encerram uma peça que honra a nossa história e transporta-nos para a modernidade. A visão do mundo sobre Portugal, é também concretizada por Portugueses que estão no mundo, manifestações representativas da nossa multiculturalidade e diversidade, que nos permitem ter dimensão para afirmar a nossa capacidade e conhecimento expressos neste Projeto”, destaca o Administrador da Casais, Paulo Carapuça.

Sediado no distrito da Sustentabilidade da Expo, o Pavilhão de Portugal conta com 1.800 metros quadrados, distribuídos por dois pisos. No piso térreo encontra-se uma zona de espetáculos, a loja Portugal Concept Store, com produtos de mais de 40 empresas portuguesas, uma cafetaria e uma área protocolar dedicada ao acolhimento de comitivas VIP e à diplomacia económica. O primeiro piso encerra em si o percurso expositivo, com uma sala de espetáculo multimédia imersivo e uma experiência personalizada com conteúdos subordinados aos temas ‘Diversidade’, ‘Sustentabilidade’ e ‘Oportunidade’. No segundo piso encontra-se o restaurante Al-Lusitano, que ficará a cargo do chef luso-argentino Chakall, com um terraço voltado para o Jubillee Park, onde vão decorrer os principais espetáculos da Expo, e um espaço multiusos que pode assumir várias configurações, nomeadamente a sua utilização por parte de empresas portuguesas.

Os diversos espaços refletem uma escolha de materiais que caracterizam Portugal, nomeadamente a cortiça, transformada em mobiliário e zonas de estar exteriores, a calçada portuguesa para os espaços públicos exteriores e o azulejo pintado.

Com inauguração marcada para o próximo dia 1 de outubro, a feira mundial prevê a participação de 192 países e será a primeira a decorrer no Médio Oriente. A participação portuguesa contribuirá para o aprofundamento das relações políticas, económicas e culturais entre Portugal, os Emirados Árabes Unidos e os restantes países da região.

Notícias AICEP

Banco Mundial sobre o Pulso da África

AICEP

AICEP SENEGAL - Espera-se que o Senegal cresça 4,7% e 5,5% em 2021 e 2022.

  • Senegal

Feira Aquatech

AICEP

AICEP PAÍSES BAIXOS - 2 a 5 de novembro em Amesterdão.

  • Holanda

APICCAPS – sapatos portugueses a mais conhecida escolha

AICEP

AICEP GRÉCIA - O jornal grego dermaNea dedica um artigo ao calçado português.

  • Multimercado
  • Calçado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório