Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Setembro 2021

Parceria entre a AICEP e a Mercadona

AICEP

Agroalimentar

A AICEP, no âmbito da sua iniciativa "Redes de Fornecedores", está a desenvolver uma campanha em parceria com a Mercadona que tem como objetivo alargar a base de fornecedores portugueses da líder retalhista em Espanha e incrementar a exportação de marcas e produtos portugueses. 

A Mercadona abriu as 10 primeiras lojas em Portugal em 2019 e continua em expansão pelo País, que conta já com 24 das suas 1641 lojas e emprega mais de 1700 colaboradores.

Desde 2016, ano em que a empresa anunciou o seu projeto de expansão em Portugal, que a empresa aumentou em 400% as compras a fornecedores nacionais, passando de 52 milhões de euros para 208 milhões de euros em 2020, comprando atualmente a mais de 300 fornecedores portugueses. Deste volume de compras destacam-se as frutas, legumes, peixe, vinhos, produtos de pastelaria e padaria, entre outros, sendo que parte destes produtos a Mercadona também tem disponíveis nas suas lojas em Espanha.

Esta ação da AICEP vem aliar-se ao compromisso da empresa de privilegiar grandes e pequenos fornecedores locais e deriva do reconhecimento da qualidade dos produtos portugueses. Através desta iniciativa, empresas portuguesas dos sectores agroalimentar e casa poderão candidatar-se a potenciais fornecedores da marca.

➔ O objetivo primordial é aumentar o número de empresas e produtos portugueses que integram a cadeia de fornecimento do retalhista em Portugal e Espanha.

➔ Pretendemos, ainda, promover o estabelecimento de vínculos estáveis e sustentáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais.

A campanha insere-se no âmbito da ação "Rede de Fornecedores" em que AICEP desenvolve um trabalho de promoção da oferta portuguesa perante grandes empresas estrangeiras, facilitando informação e o consequente acompanhamento de todo o processo de qualificação de fornecedores, podendo assim contribuir para a internacionalização dos produtos portugueses.

"O principal objetivo da AICEP com a ação Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as Grandes Empresas passam a comprar a PME nacionais. Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente", sublinha o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

No contexto desta parceria, a AICEP facilitou à Mercadona a informação de diversas empresas com um grande portefólio de produtos nas diversas áreas.

Notícias AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento

AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento nos primeiros sete meses do ano.

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Acordo entre El Corte Inglés e AICEP promove marcas portuguesas

AICEP

El Corte Inglés e AICEP firmam acordo para promover marcas portuguesas nos canais online.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório