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06 de Junho 2022

O papel de Sines enquanto Porta Atlântica da Europa

AICEP

Os portos portugueses são uma poderosa alavanca para a economia e para as empresas nacionais, sendo que o transporte marítimo representa 50 por cento das exportações nacionais e 30 por cento do valor monetário das vendas ao exterior. Nas importações representa 61 por cento da distribuição em tonelagem e 26 por cento do seu valor monetário. Sines não é exceção, sendo hoje o porto nacional que mais carga movimenta, oferecendo serviços regulares para os principais mercados de produção e consumo mundiais.

Fundada em 1977, a APS tinha como responsabilidade a gestão e exploração do único terminal existente, o atual Terminal de Granéis Líquidos. Atualmente, já com cinco terminais especializados, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A. tem por objeto a gestão, não só do Porto de Sines, como dos Portos de Faro e Portimão, visando a sua exploração económica, conservação e desenvolvimento. Em termos de recursos humanos, no ano de 2021, a APS tinha um efetivo total de 184 trabalhadores.

Em 2021, o perfil de tráfego do Porto de Sines representava 41 por cento da importação, incluindo produtos energéticos, como o crude, o GNL e a carga contentorizada. As exportações representavam 20 por cento e, para além da carga contentorizada, incluem produtos refinados (gasolina, gasóleo, propano e jet fuel) e olefinas (etileno, butadieno e propileno).

O plano estratégico 2020-2030 baseia-se no forte investimento na sustentabilidade ambiental e na transição energética, no reforço da conectividade, principalmente com o hinterland, e no forte investimento na digitalização e inovação.

Leia o artigo na íntegra na edição de junho da Revista Portugalglobal.

Por embaixador Luís Cacho, presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve

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