Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
11 de Maio 2022

Países Nórdicos: equipa de qualidade em mercados de excelência

Desde o final de 2021 que a AICEP está presente nos quatro mercados nórdicos – Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega – coordenados por Estocolmo, com técnicos locais em cada um dos mercados.

No último plano estratégico da AICEP foi definida a abertura de novas Delegações na Finlândia e na Noruega, dependentes e coordenadas pela Delegação na Suécia. Estes mercados não são novos para as empresas portuguesas, muito menos para a AICEP que, com exceção de uns breves anos, sempre esteve fisicamente presente nos mesmos.

A importância dos mercados nórdicos não é uma novidade para as empresas portuguesas. Ao analisar o destino das exportações portuguesas de bens no ano 2000, encontramos estes mesmo países entre os principais clientes: a Suécia em nona posição, seguida da Dinamarca em 11ª e a Noruega em 12ª.  

Com o decorrer dos anos, estes mercados foram perdendo posicionamento para a economia portuguesa, a favor de mercados como os EUA, Angola, Brasil, Polónia ou Marrocos, contudo, nos últimos cinco anos, assistimos a um reposicionamento de alguns destes países e no final de 2021 a situação já era a seguinte: Suécia em 13º, Dinamarca em 16º, Finlândia 26º e Noruega em 32º, com taxas de crescimento interessantes. Se analisarmos globalmente os dados estatísticos das exportações a dezembro de 2021 a soma dos quatro mercados nórdicos posiciona-os como o oitavo cliente de Portugal.

Paralelamente, tem aumentado o número de empresas exportadoras de bens para estes países, com a exportação de serviços também a registar um crescimento constante. No que se refere ao investimento direto nórdico em Portugal, também assistimos a um crescente interesse em setores novos da economia.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Artigo por Carlos Moura, diretor das Delegações do Mercados Nórdicos da AICEP

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

Notícias AICEP

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Exportações da EFAPEL crescem 25 por cento

AICEP

EFAPEL regista crescimento de 20 por cento no mercado Ibérico e 25 por cento nos restantes.

  • Eletrónica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório