Países Baixos: economia estável no radar das empresas
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
- Holanda
- Multisetor
AICEP
Os gastos em pagamentos transfronteiriços B2B vão exceder os 40 biliões de dólares até 2024, impulsionados pelos marketplaces online, segundo um novo estudo da consultora Juniper Research.
A consultora prevê um crescimento de 9%, o que corresponde a 3 biliões de dólares, de 37 biliões em 2022 para 40 biliões em 2024.
Este crescimento será impulsionado pela popularidade crescente dos marketplaces online, onde os vendedores em e-commerce estabelecem as suas operações internacionais, vendendo internacionalmente através de serviços de comércio eletrónico com base local.
Um pagamento transfronteiriço B2B é qualquer pagamento entre empresas efetuado internacionalmente, independentemente dos diferentes métodos de pagamento envolvidos.
O sucesso no comércio internacional depende bastante da agilidade no processo de pagamento ou recebimento. No B2B esta importância aumenta, tendo em conta que os valores envolvidos tendem a ser muito superiores às transações B2C.
A Juniper Research nota que as transações transfronteiriças se têm caracterizado por ser lentas, caras e difíceis de seguir, especialmente em negócios com grandes empresas, devido aos seus processos de contabilidade complexos.
A consultora considera que a adoção dos pagamentos transfronteiriços instantâneos, em que os pagamentos são efetuados em 10 segundos ou menos, vai melhorar significativamente esta situação.
Os pagamentos transfronteiriços instantâneos ainda não são uma prática comum, prevendo a Juniper Research que correspondam a apenas 8% do valor dos pagamentos transfronteiriços em 2024, visto que este método ainda está limitado a poucos países.
No entanto, Nick Maynard, coautor do estudo, destaca que “estão a ser feitos progressos significativos na ligação dos sistemas nacionais de pagamento instantâneo” e que este método “pode desbloquear melhorias substanciais para as transações B2B”.
No que se refere aos pagamentos em marketplaces online, a investigação da Juniper Research destaca que, por envolverem vários vendedores e compradores, transações que acontecem em diferentes fusos horários e com métodos de pagamento diversos, existem desafios acrescidos ao nível da reconciliação e prevenção de fraude, por exemplo. Uma das recomendações para lidar com estes desafios é a utilização de cartões e IBAN virtuais para pagamentos e recebimentos locais.
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
AICEP
Foram anunciados os concursos públicos para a obra “Construção da ponte Tarata”, no Peru.
AICEP
Quer começar a exportar, mas não sabe por onde começar? Este artigo é para si.