Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
23 de Dezembro 2021

O Natal no Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai

AICEP

Emirados Árabes Unidos

Em vésperas de festividades, o Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai promove o espírito natalício à verdadeira moda portuguesa, com uma árvore de Natal repleta de cores e símbolos nacionais, como o Galo de Barcelos.

O pinheiro de Natal, que ilumina a praça exterior do pavilhão, conta com mais de 500 Galos de Barcelos, para decorar a árvore portuguesa na Expo. Símbolo máximo da portugalidade, o Galo de Barcelos conta uma das mais importantes lendas da cultura popular portuguesa.

Além disso, a árvore de Natal do Pavilhão de Portugal também se reveste de centenas de enfeites tradicionais, incluindo andorinhas, grinaldas e corações todos feitos em burel – um tecido de lã único, considerado património industrial da região da Serra da Estrela.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, que doou ao Pavilhão de Portugal os Galos de Barcelos, bem como da empresa têxtil portuguesa Burel Factory.

Lenda do Galo de Barcelos

Segundo a lenda, um peregrino que passava por Barcelos foi acusado de um crime e condenado à forca. Na presença do juiz, implorou que este revertesse a sua sentença e, apontando para um galo assado que estava sobre a mesa, disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”.

Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. O juiz correu à forca e viu, com espanto, o pobre homem de corda ao pescoço. Imediatamente solto foi mandado em paz. Passados anos voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor a S. Tiago e à Virgem.

Notícias AICEP

Crescimento das exportações de bens e serviços portugueses

AICEP

Exportações de bens e serviços registam crescimento de 2,1 por cento em novembro de 2021.

SAGALEXPO ganha força a nível internacional

AICEP

Feira dedicada à exportação de produtos portugueses decorre de 7 a 9 de março, na FIL.

E-commerce B2B e B2C: principais diferenças na abordagem…

AICEP

Fique a par das principais diferenças logísticas entre e-commerce B2B e B2C.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório