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29 de Setembro 2021

Moda portuguesa na Expo 2020 Dubai

AICEP

Emirados Árabes Unidos
Moda

O CENIT, em parceria com a ANIVEC e o apoio da APICCAPS, reuniu o know-how de 11 empresas nacionais de tecido, calçado e vestuário para produzir as fardas das equipas do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai e posicionar a indústria de moda nacional como uma das melhores da Europa e do mundo.

No âmbito da Expo 2020 no Dubai, que abre as portas no próximo mês de outubro, a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção lançou o desafio à AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para desenvolver e produzir o fardamento das equipas do Pavilhão de Portugal.

Sob a coordenação do CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e da ANIVEC, com a colaboração da APICCAPS e com a chancela do projeto ModaPortugal, as empresas Belcinto, Calvelex, Carité, Lameirinho, Marfel, Paulo de Oliveira, Polopiqué, Riopele, Trotinete, Twintex e Vandoma colaboraram na produção das fardas, incluindo vestuário, calçado e acessórios, que foram concebidas pelo designer Filipe Augusto, num projeto com curadoria de Miguel Flor.

«Este projeto é o resultado da mobilização de várias empresas de três setores (têxtil, vestuário e calçado) que, de forma exemplar, reafirmaram a sua excelência criativa e industrial, em linha com a sua experiência em disponibilizar soluções para desafios de complexidade e escala num curto período de tempo», explica César Araújo, presidente da ANIVEC.

«A Europa é o principal centro da Indústria da Moda no mundo, uma tradição enraizada na história, no território, na cultura e no estilo de vida europeu, e a Indústria Têxtil e do Vestuário portuguesa é um elemento fundamental desta Indústria da Moda europeia», sublinha César Araújo, lembrando que as empresas portuguesas gerem cadeias de fornecimento de elevada exigência e respondem aos mais exigentes desafios colocados pelas dinâmicas e tendências internacionais de consumo.

«Com estratégia e com os necessários investimentos, a fileira da moda portuguesa pode assumir a liderança no desenvolvimento de um modelo industrial de vanguarda que permita a transição para “Fábrica do futuro - NextGeneration”», conclui.

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