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31 de Agosto 2021

Moda nacional com forte presença no mercado alemão

AICEP

Alemanha
Multisetor

Depois das feiras de Cerimónia, Noiva e Moda Masculina de Essen e Las Vegas, as empresas e marcas nacionais do setor de confeção, vestuário e moda continuam a marcar presença nos certames internacionais, que regressam, finalmente, à sua forma presencial, num esforço para retomar o acesso aos mercados em moldes semelhantes aos da época pré-pandémica.

Assim, na próxima semana, de 31 de agosto a 2 de setembro, Munique será o destino de mais uma presença, desta feita na importante feira alemã MUNICH FABRIC START que, para além de uma extensa área dedicada aos tecidos, incluirá também uma zona de sourcing para empresas de confeção e private label.

O conceituado salão realiza-se duas vezes por ano em Munique e conta habitualmente com 1.000 expositores. É o evento ideal para contactar com clientes e agentes na Alemanha, sendo a grande maioria dos seus aproximadamente 20.000 visitantes - exclusivamente profissionais - de origem alemã.

O CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, sempre em estreita parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário de Confeção, no âmbito do seu projeto de estímulo à internacionalização da moda nacional, 100%MODAPORTUGAL, apoiará a presença de um grupo de empresas portuguesas neste importante certame.

A zona SOURCING PORTUGAL contará com stands de 13 empresas nacionais e ocupará uma localização privilegiada no recinto, sublinhando a importância do chamado “sourcing de proximidade”, que a atual indústria da moda mundial, cada vez mais sustentável e responsável, procura.

Empresas como DICASI BRANDS, JUVEMA, LAGOFRA, MARFEL, OUTFIT21, TETRIBÉRICA e a CALVELEX, entre outras, apresentarão as suas soluções de confeção ao mercado alemão, situado no top 3 das exportações nacionais de vestuário (aproximadamente 251,3 milhões de euros em 2020) e que sempre se mostrou como extremamente atrativo e relevante para o alcance a outros mercados vizinhos.

De salientar que, de acordo com os dados preliminares do INE, no conjunto do 1.º semestre de 2021, Portugal já exportou perto de 142,3 milhões de euros de produtos de vestuário para a Alemanha, evidenciando um crescimento de 17,4 por cento em relação ao período homólogo de 2020 e um aumento de 9,0 por cento quando comparado com igual período de 2019.

A testemunhar o dinamismo da presença portuguesa nesta feira estará, igualmente, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, que se deslocará a Munique para o efeito.

A presença física em feiras internacionais continua a ser umas das principais formas de estabelecimento de contactos comerciais e de negócios que as empresas portuguesas mais valorizam, pelo que o regresso aos mercados e ao contacto com os clientes parece ser a realidade dos próximos meses.

Depois de Munique, ações em Madrid, Paris, Londres e a estreia no mercado dos Emirados Árabes Unidos farão parte da rota da estratégia MODAPORTUGAL no seu apoio ao setor de vestuário e moda nacional, historicamente pautado pela sua vocação exportadora e internacional.

O projeto 100%MODAPORTUGAL é promovido pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e conta com o financiamento do Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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