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Campo Obrigatório
17 de Janeiro 2023

Mobilidade mais sustentável e com informação em tempo real

AICEP

Componentes auto

A Mobilidade é uma das áreas que enfrenta grandes desafios porque é fundamental repensar a relação com os meios de transporte para travar a crise climática. Os consumidores assumem novos comportamentos e exigem aceder em tempo real a informação sobre o trânsito, a “pegada” de cada viagem ou a melhor solução para se deslocarem. 

Nas análises “Novos comportamento de uso e consumo de mobilidade” e “Dados públicos e sensores urbanos na mobilidade”, que a AICEP acaba de publicar na MY AICEP, é explicada a forma como estas tendências estão a transformar o setor da Mobilidade.

O digest dedicado aos novos comportamentos relacionados com a mobilidade centra-se nos valores dos consumidores que têm vindo a alterar-se e no facto de estes encararem cada vez mais o transporte como uma commodity. A influência dos consumidores mais jovens está a levar à adoção de novas soluções de mobilidade, como a partilha de veículos ou de viagens. Por outro lado, a venda de veículos elétricos tem vindo a aumentar, esperando-se que estes atinjam os 48% do total em 2030.

Para acompanhar estas mudanças várias empresas têm apresentado novas soluções. A fabricante de pneus Continental desenvolveu o sistema eHorizon que permite “ver” o que está para lá do alcance da visão do utilizador, enquanto a britânica Ravin criou uma solução baseada em inteligência artificial para avaliar os danos nas viaturas após um acidente ou colisão.

Os dados públicos e sensores urbanos serão também uma tendência incontornável, sobretudo nas grandes metrópoles e cidades inteligentes. Mobilidade implica informação e os utilizadores de aplicações como o Waze já têm acesso a dados sobre o tráfego que têm em conta, por exemplo, o tempo que outros utilizadores da aplicação estão a demorar a fazer o mesmo percurso.

Os exemplos da Stratio, empresa portuguesa de gestão de frotas de transporte, e da Antenna, uma ferramenta para análise visual de dados de mobilidade desenvolvida pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, são apresentados como casos de sucesso. Junta-se-lhes também a Cimcom, start-up norte-americana que desenvolveu a NearSky Smart City Platform para disponibilizar através da infraestrutura de iluminação pública serviços próprios de cidades inteligentes, tais como o fornecimento de energia a carros elétricos.

Estas análises integram o Programa Tendências de Gestão e Marketing Internacional que junta o conhecimento da AICEP na área da internacionalização à investigação aplicada sobre gestão e marketing do FutureCast Lab. O programa abrange, ao todo, 50 tendências que estão a mudar a vida das empresas e a determinar o seu sucesso nos mercados internacionais.

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