Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
18 de Janeiro 2023

Millennials como promotores da transformação no e-commerce B2B

AICEP

França

De acordo com dados recentemente publicados pela Fédération du e-commerce et de la vente à distance (FEVAD), as vendas online entre empresas em França cresceram, no primeiro semestre de 2022, 19,6 por cento face ao mesmo período de 2021 (FEVAD, 2022) e geram atualmente receitas 1,5 vezes superiores ao e-commerce B2C (FEVAD, 2022). Estes dados confirmam a tendência crescente da evolução do e-commerce B2B em França que aumentou 94 por cento nos últimos cinco anos (XERFI, 2022).

Esta grande transformação está essencialmente associada à presença maioritária de millennials entre os compradores B2B que tendencialmente têm uma presença online mais forte e regular que as gerações anteriores (FEVAD, 2022). Segundo a mesma fonte, os millennials representam 73 por cento dos compradores profissionais e têm potenciado inúmeras mudanças no paradigma do e-commerce B2B:

Estes compradores têm por hábito fazer as suas compras pessoais online e transpõem esta prática para o ambiente profissional;

  • 50 por cento dos compradores online B2B consideram a personalização da sua experiência digital um recurso obrigatório na procura de fornecedores;
  • 75 por cento dos compradores online B2B preferem ser eles próprios a gerir o processo de compra e o processo logístico em vez de serem atendidos por um representante de vendas/comercial;
  • 80 por cento dos compradores online B2B utilizam o smartphone para realizarem compras profissionais;
  • 60 por cento dos compradores online B2B afirmam que os smartphones desempenharam um papel importante nas suas compras recentes.

Dentro deste novo cenário, têm crescido aceleradamente novos players no e-commerce B2B francês, nomeadamente a Amazon Business, C-Discount Pro, FNAC Pro, Manutan, Direct Industry, Hello Pro, Manomanopro, Ankorstone, entre outros.   

Esta tendência pode representar uma oportunidade para as empresas portuguesas que ofereçam bens e serviços B2B e que encontrem em França canais online adicionais para escoar a sua oferta. Serviços informáticos ou de consultoria ao comércio online, e.g. empresas third-party, têm também nesta tendência uma base para aumentarem as suas vendas propondo serviços de apoio às inúmeras empresas que começam a implementar as novas práticas de compras online B2B.

Saiba mais sobre o mercado francês e a oferta da AICEP no âmbito do e-commerce.

Notícias AICEP

Portugal participa em feiras de têxtil lar e decoração em Madrid

AICEP

Em fevereiro, 20 marcas portuguesas participam na INTERGIF, BISUTEX e MADRID JOIA.

  • Espanha
  • Multisetor

Efacec reforça posição na Escandinávia

AICEP

Contrato produzirá 30 toneladas de biogás líquido e 300.000 toneladas de matéria orgânica.

  • Suécia
  • Ambiente

Aeronave europeia híbrido-elétrica terá tecnologia portuguesa

AICEP

ISQ, INEGI e Almadesign participam no desenvolvimento da aeronave europeia híbrido-elétrica.

  • Aeronáutica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório