Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização
AICEP
Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.
AICEP
O sector agroalimentar conheceu uma grande aceleração no uso de e-commerce devido ao impacto disruptivo da pandemia COVID-19, que, ao colocar em causa as cadeias tradicionais de distribuição, aumentou o interesse dos consumidores pelas compras online, e o vinho não é exceção.
Este artigo foi publicado originalmente em novembro de 2021.
A venda de vinhos online, pelos produtores, diretamente aos clientes através de lojas online próprias e/ ou e-marketplaces, é uma das estratégias que as empresas do setor devem a adotar para aceder a novos mercados internacionais, sem as limitações impostas pelas cadeias de valor tradicionais.
Para facilitar a entrada da sua empresa de vinhos no e-commerce, identificámos os países com maior potencial para vendas online de vinhos portugueses, com base no volume de exportações de Portugal no setor vinho e no desenvolvimento do e-commerce nesses mercados. Os países com maior potencial para a exportação de vinhos portugueses através do e-commerce são a China, Reino Unido e Alemanha. Estes mercados detêm em conjunto 304 milhões de dólares de potencial não aproveitado para este produto.
Prevê-se que estes mercados, no total, tenham em 2021 um volume de negócios para o segmento Comida e Bebidas no e-commerce de 43,7 mil milhões de dólares, sendo que o número médio de pesquisas no Google relacionadas com a palavra-chave “Vinho” foi de 5 milhões no último ano. Espera-se que, até 2024, o crescimento médio anual das vendas deste segmento no Reino Unido, Alemanha e China através de e-commerce seja de 8,1%.
A China é o 14º principal destino das exportações portuguesas e quarto maior importador mundial de vinhos e mantém perspetivas de crescimento no médio prazo, existindo uma grande margem de progressão para as exportações portuguesas. O mercado e-commerce na China é o maior do mundo, sendo o destaque mais relevante no segmento Comida e Bebida.
Na China, os marketplaces que vendem produtos da categoria Comida e Bebidas com maior tráfego são 1688 (B2B), JD (B2C) e yesmywine (Vertical).
O Reino Unido é o segundo principal destino das exportações portuguesas e o segundo maior importador mundial de vinhos. É também um mercado extremamente desenvolvido em termos digitais, onde há uma penetração muito elevada do e-commerce, inclusivamente no segmento de comidas e bebidas, existindo projetos de comércio eletrónico no setor do Vinho com sucesso comprovado, como a Wine Society. No entanto, este é um mercado muito competitivo, onde o preço médio do vinho português tem caído ligeiramente e onde a incerteza causada pelo Brexit gera alguma desconfiança. O e-commerce é um canal ideal para reforçar a posição dos vinhos portugueses neste mercado.
No Reino Unido, os e-marketplaces que vendem produtos da categoria Comida e Bebidas com maior tráfego são Alibaba (B2B), Tesco (B2C) e MajesticWine (Vertical).
A Alemanha é o quinto principal destino das exportações portuguesas e o terceiro maior importador mundial de vinhos. O desempenho das exportações de vinho de Portugal para a Alemanha tem sido positivo, mas apresentou ligeiras quebras no último ano. O e-commerce é uma oportunidade para consolidar este mercado.
Na Alemanha, os marketplaces que vendem produtos da categoria Comida e Bebidas com maior tráfego são Alibaba (B2B), Real (B2C) e Rewe (Vertical).
Esta informação faz parte das conclusões do estudo “Diagnóstico E-Commerce do Setor Agroalimentar Português: Potencial para a criação de um Projeto Agregador”, criado pela AICEP para apoiar as empresas do setor no e-commerce.
Na área privada MY AICEP pode aceder a este estudo e encontra informação detalhada sobre e-marketplaces e recomendações de plataformas de e-commerce personalizadas para a sua empresa. Registe-se ou faça login na MY AICEP, inicie um plano de ação para exportar online e aceda a toda a informação e apoio que precisa para vender vinhos online.
AICEP
Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.
AICEP
O setor vegano e vegetariano no Reino Unido tem aumentado em popularidade.
AICEP
Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.