Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Novembro 2021

O melhor da Gastronomia e Vinhos de Portugal

AICEP

Multimercado
Multisetor

O projeto da AGAVI (Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade) - "A viagem", 500 anos da expedição de Magalhães - celebrou mais uma paragem, desta vez em Sevilha, no passado dia 4 de novembro.

O evento organizado presencialmente e transmitido em streaming permitiu promover a combinação de produtos e vinhos portugueses com elementos e produtos andaluzes, através das criações do chef português Hélio Loureiro e do chef espanhol Andrés Pereda (Kabuki Lisboa), com a harmonização de vinhos portugueses a cargo do enólogo e viticultor Carlos Magalhães.

Estiveram presentes jornalistas dos jornais ABC, El Mundo e Diario de Sevilla, bem como representantes do setor como a Academia Andaluza de Gastronomia e Turismo, Federação de Sommeliers da Andaluzia, blogueiros e influenciadores do setor.

Ainda antes do almoço harmonizado pelos dois chefs, teve lugar uma masterclass de apresentação os vinhos portugueses a cargo de Sara Peñas da La Vida Ibérica e Carlos Magalhães, com provas dos seus próprios vinhos como o “Espumante” da Bairrada de Ferrão Blanc de Blancs 2005, o Encruzado Blanco Caminhos Cruzado Dão Reserva 2019 e o Douro Tinto Reserve Parceria 2015 .

Durante a apresentação institucional do evento presidida pelo Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, João Queirós, intervieram Luís Moura, Delegado da AICEP e Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Portugal em Madrid e António Souza-Cardoso, Presidente da AGAVI e os chefs foram convidados a apresentar as harmoniosas elaborações de cada um. O prato principal e o acompanhamento à portuguesa foram um `Taco de Bacalhau marinado em vinho tinto do Douro sobre puré de castanhas aromatizado com cravo` e a sobremesa foi `Toucinho do Céu marinado em vinho do Porto, canela, pimenta e cravo`.

É neste espírito que o projeto AGAVI organiza três ações na América (Santiago do Chile), Europa (Sevilha) e Ásia (Tóquio) e celebra os 500 anos da primeira circum-navegação liderada pelo navegador português Fernando de Magalhães.

Notícias AICEP

E-commerce no setor agroalimentar: porquê e como

AICEP

Informação que lhe explica o porquê do crescimento do e-commerce agroalimentar e como começar.

  • Multisetor

Crescimento do PIB português em 2021

AICEP

Entre janeiro e setembro de 2021, o PIB português registou um crescimento de 4,3 por cento.

  • Portugal

Vender fruta online para a Alemanha? É possível com estes…

AICEP

Conheça os melhores mercados digitais para exportar fruta online para a Alemanha.

  • Multimercado
  • Agroalimentar

Partilhe esta página

Campo Obrigatório