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Campo Obrigatório
17 de Setembro 2020

Marrocos 4º em competitividade digital

AICEP

Marrocos

Este relatório pretende refletir una análise do progresso dos países participantes no estudo, no domínio digital, num quadro comparativo dos últimos três anos, realçando, ainda, o impacto das decisões governamentais para tal transição e como estas determinarão a competitividade económica dos seus países nas próximas décadas.

Duas dimensões ressaltam como essenciais para a transformação digital: ecossistema definido com base na disponibilidade de capital de risco; o custo da criação da empresa; o tempo necessário para o início da sua atividade; as facilidades de contratação de trabalhadores estrangeiros, e as competências dos diplomados.

No que respeita a Marrocos, o relatório revela que o país foi o que mais melhorias registou nas referidas dimensões, sendo que o Reino Unido surge na 1ª posição, à frente da Sérvia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Por outro lado, a predisposição de cada país para a transformação digital incide em fatores como as competências na área digital no seio da população ativa, a atitude face ao risco empresarial, a diversidade dos recursos humanos, o numero de assinaturas de telemóvel disponíveis para alta velocidade e o grau de inovação disruptiva do país.

Já no que respeita à predisposição de Marrocos em face da transformação digital, o país surge na 6ª posição (36 pontos), atrás dos Emirados Árabes Unidos que figuram na 3ª posição (47 pontos) e à frente do Catar (25 pontos).

Significa que Marrocos figura na 4ª posição na região, à frente do Egito, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

O relatório destaca, ainda, que o desempenho dos países MENA tem sido relativamente positivo, com nove de entre catorze países com melhorias objetivas na sua competitividade digital nos últimos anos.

A classificação resultante deste estudo oferece, deste modo, uma perspetiva dinâmica no domínio da transformação digital, com o objetivo de definir as melhores práticas e as políticas de sucesso neste domínio.

A pandemia Covid-19 vem também dar um contributo relevante, pondo em evidência a importância da digitalização, designadamente das empresas, gerando uma “revolução digital que acelerou o respetivo processo”, de acordo com a mesma fonte.”

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