Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Junho 2021

O mais importante evento internacional de enoturismo

AICEP

Vinho

A FINE - Feira Internacional de Enoturismo, que se realiza nos dias 9 e 10 de junho, será o mais importante evento internacional de enoturismo.

Este evento para profissionais conta com mais de 75 compradores especializados no segmento de enoturismo, de 17 países da Europa, Ásia, Oceânia e Américas:

- Operadores turísticos e agências de viagens;
- Gerentes de destino;
- Guias turísticos;
- Convention Bureaus e Organizadores Profissionais de Congressos;
- Portais de vendas online;
- Boutiques de vinho;
- Motivadores de vendas.

FINE tem um alcance claramente global. Na área de exposições de FINE, as empresas de vinho, as estrelas do evento, serão acompanhadas por organizações regionais de promotores, permitindo os contactos com compradores internacionais e profissionais de turismo, previamente inscritos. Contará com duas áreas exclusivas para networking, "B2B FINE" e "Networking Restaurant", "Be FINE" para partilha de conhecimento e "Wine Bar" para contactos espontâneos e informais.

O "B2B FINE Meeting" é um espaço exclusivo para expositores do setor 'Wineries', no qual compradores nacionais e internacionais organizam as suas reuniões de negócios. O espaço terá ainda uma área de restauração gourmet exclusiva, para encontros de forma mais descontraída e informal.

Os principais interesses dos compradores referem-se à descoberta de novos circuitos, novas adegas e percursos, propostas e espaços para viagens de incentivo, experiências de luxo, viagens individuais à medida, para famílias, casais ou pequenos grupos.

A oferta da FINE é composta por mais de uma centena de adegas especializadas, territórios e alojamentos em Portugal, Espanha e Itália. Importantes empresas de vinhos de regiões como Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior, Tejo, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes, vão mostrar-se na diversidade dos seus programas de enoturismo.

A gama de opções apresentadas por vinícolas e destinos inclui referências ao património cultural, gastronomia, actividades em ambientes naturais e experiências únicas.

As rotas do vinho atraem cada vez mais turistas e de acordo com dados do décimo primeiro relatório da Acevin sobre a procura turística, o interesse em conhecer destinos vinícolas está na origem de 40 por cento das viagens. Descobrir a cultura do vinho, a gastronomia, a cultura e a natureza do meio ambiente são as motivações que levam, hoje em dia, os turistas a escolherem as rotas do vinho como destino de lazer.

A escolha de um ou outro roteiro, prossegue o relatório, baseia-se nas recomendações de amigos e familiares (40,8 por cento), no interesse pelos vinhos da região (24,5 por cento) e na atração gerada a partir das plataformas digitais e redes sociais. O Enoturismo vai fazer aumentar em mais de 50 por cento as vendas à porta das quintas.

FINE #WineTourismExpo será o único evento internacional focado exclusivamente no enoturismo, uma jornada com uma série de atividades ligadas às principais regiões vitivinícolas e forte ênfase em networking e especialização.

FINE inclui no seu programa conferências, mesas redondas e workshops, nos quais especialistas de diferentes áreas irão explicar como aplicar soluções ao enoturismo para melhorar o seu desenvolvimento, desde a análise de dados ao conhecimento do mercado ou criatividade, para gerar novas experiências.

O especialista em pesquisa de mercado de turismo Juan Luis Nicolau, professor da Virginia Tech University, abrirá as jornadas técnicas na quarta-feira, 9 de junho, com uma palestra sobre a importância de conhecer o comportamento dos turistas.

A aplicação de big data ao enoturismo será abordada por Cathy Huyghe, CEO da empresa Enolytics e pelo português Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics.

A sessão de quinta-feira, dia 10 de junho, começará com a intervenção de Eduardo Gonzáles, cofundador e director criativo do restaurante Sublimotion Ibiza, que falará sobre o processo criativo de experiências inovadoras. As experiências da Itália, França e da rota do vinho de Jerez encerrarão estas conferências técnicas.

Notícias AICEP

Fileira Casa portuguesa em destaque em revista polaca

AICEP

Campanha Internacional “MADE IN PORTUGAL naturally” na revista HOME Inspirations.

  • Polónia
  • Casa

Joalharia portuguesa apresenta-se na Semana da Moda de Londres

AICEP

Apresentação coletiva de marcas de joias portuguesas na Embaixada de Portugal em Londres.

  • Reino Unido
  • Ourivesaria e joalharia

Empresas portuguesas na feira Première Vision

AICEP

100%MODAPORTUGAL apoia grupo de empresas nacionais de confeção na feira Première Vision.

  • França
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório