Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
30 de Maio 2022

Maior projeto de engenharia português na Dinamarca

AICEP

Dinamarca
Multisetor

Efacec finaliza o maior projeto de engenharia portuguesa em mobilidade sustentável na Dinamarca, o Metro Ligeiro de Odense. O valor deste projeto ascendeu a 50 milhões de euros e refletiu a dimensão e a integração de soluções prestadas pela empresa.

A Efacec concluiu o Metro Ligeiro de Odense, na Dinamarca, que constituiu um dos maiores projetos de engenharia nacional, bem como o mais complexo e abrangente, ao nível de aplicação de valências, realizado a nível internacional na área da mobilidade pela Efacec.

O consórcio onde a Efacec se integra, com as construtoras COMSA (espanhola) e MUNCK (dinamarquesa), foi escolhido para este projeto pela sua superioridade técnica e experiência, tendo-se destacado no processo de consulta ao mercado, que envolveu os maiores players internacionais do setor.

A Efacec foi responsável por desenvolver e instalar a componente eletromecânica do projeto, tendo a sua tecnologia sido integrada em todos os sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centros de comando.

O Metro Ligeiro de Odense foi inaugurado no dia 28 de maio, cinco anos depois de o projeto ter sido adjudicado ao consórcio da Efacec. É um projeto notável e emblemático que moldará o futuro de Odense, com soluções integradas nos campos da energia, mobilidade e ambiente, com a conetividade digital presente, áreas core da Efacec.

Além das exigências típicas de um projeto com as caraterísticas das do Metro Ligeiro de Odense, a Efacec teve de dar resposta aos mais diversos desafios durante a fase de implementação do projeto. Desde a execução em plena crise pandémica do covid-19, até à resolução de condicionantes de circulação de pessoas e de trânsito (viaturas e bicicletas), no decurso da obra, numa cidade sem experiência de convivência com um sistema de metro.

Para Ângelo Ramalho, chairman e CEO da Efacec, “a inauguração do Metro Ligeiro de Odense, é mais uma evidência da competitividade tecnológica da Efacec e da capacidade de execução das nossas equipas, nos mais diversos ambientes. O Metro Ligeiro de Odense é um projeto emblemático na área da mobilidade e é um showroom vivo das diversas competências tecnológicas necessárias à execução de um projeto desta natureza. Todas desenvolvidas e entregues pela Efacec.”

Atualmente a Efacec participa na construção da Fase Quatro do Metro de Bergen (Noruega), da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca) e da extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal).

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório