Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Março 2021

Lançamento do Conselho Europeu de Inovação

AICEP

A Comissão Europeia lançou oficialmente o Conselho Europeu de Inovação (EIC) com um orçamento superior a 10 mil milhões de euros para o período 2021-27.

O EIC é uma iniciativa nova, integrada no programa Horizonte Europa, que combina investigação e desenvolvimento em novas tecnologias com um programa de aceleração e um fundo de capital (EIC Fund) para apoiar startups e PME a ganharem escala. Trata-se do único equity fund inteiramente detido pela Comissão Europeia para investimento direto no capital das empresas.

O EIC apresenta ainda vários mecanismos e oportunidades de financiamento para projetos de inovação em tecnologias inovadores prestes a entrar no mercado. O EIC pretende transformar os vários projetos de Investigação e Desenvolvimento, apoiados por vários programas a nível europeu e nacional, em inovação e negócios com potencial de crescimento.

O EIC no seu programa de trabalho par 2021, inclui vários instrumentos de financiamento:

·        EIC Accelarator: mil milhões de euros através de um financiamento misto de capital próprio e subvenções (grants) para empresas em fase de arranque

·        EIC Pathfinder: 300 milhões de euros para equipas de investigação pluridisciplinares em trabalhos capazes de conduzir a descobertas tecnológicas revolucionárias.

·        EIC Transition: 100 milhões de euros para transformar os resultados da investigação em oportunidades de inovação.

Sendo que todos os  projetos do Conselho Europeu da Inovação têm acesso aos serviços de aceleração empresarial, incluindo tutores, mentores e peritos, permitindo a possibilidade de estabelecer parcerias com outras empresas e entidades.

Mais informações sobre este assunto podem ser obtidas junto da Delegação da AICEP em Bruxelas.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório