Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
29 de Julho 2020

ISQ participa no maior investimento científico da atualidade

AICEP

Assinala-se hoje o início da fase de montagem do reactor de fusão que imita o sol: ITER, o maior investimento científico da atualidade no qual o ISQ participa desde o primeiro momento.

Um milhão de componentes e dez milhões de peças. Será o maior e mais potente reator de fusão do mundo. Estima-se que terá a capacidade de produzir 500 MW, o suficiente para iluminar 325 mil habitações.

ITER | ENERGIA LIMPA - é o maior investimento científico da atualidade onde o ISQ participa no âmbito das suas áreas de competência. Resulta do acordo internacional entre USA, Japão, Rússia,Coreia do Sul, China, India e União Europeia. Com um investimento total estimado em 20.000 milhões de euros, o projeto ITER - International Thermonuclear Experimental Reactor tem como objetivo construir o primeiro reator experimental de fusão nuclear, do tipo Tokamak, capaz de gerar um retorno de energia positivo e demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear como fonte de energia limpa. Simultaneamente irá testar e capacitar a indústria no domínio das tecnologias necessárias para o funcionamento de um reator comercial deste tipo.

O ISQ é uma das poucas entidades nacionais que atua como fornecedor de primeira linha, colaborando diretamente com o ITER ORG e a F4E (Fusion for Energy) através da prestação de serviços em âmbitos tão diversos como: formação, inspeção, ensaios, desenvolvimento de tecnologia de controlo não destrutivo, engenharia de processos de ligação e serviços de suporte à engenharia de base (design e análise).

A carteira total de contratos do ISQ para as entidades, ITER ORG e F4E totaliza um valor superior a 22 milhões de Euros (desde 2007).

Os serviços implementados e em execução assumem grande importância para o resultado final de construção, tendo um carácter de inovação (incluindo design de base, suporte à engenharia, desenvolvimento de nova tecnologia ou metodologias), ou o objetivo final de garantia de qualidade e cumprimento com as especificações dos produtos e componentes fabricados.

No campo do desenvolvimento tecnológico destacam-se vários projetos na área do controlo não destrutivo e soluções de processos de soldadura ligados aos componentes mais importantes da máquina (como Vacuum Vessel os Magnets).

Na área de Garantia de Qualidade e Controlo de fabrico o ISQ é o parceiro de referência da F4E sob a forma de um contrato quadro que atribui ao ISQ a responsabilidade de acompanhamento de fabrico de componentes fornecidos pela UE, e com fabricos dispersos por Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Finlândia e China, entre outros. O ISQ integra também as equipas F4E de Garantia de Qualidade.

Campo Obrigatório