Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
30 de Abril 2021

ISQ e ISCTE firmam parceria na área da inteligência artificial

AICEP

TIC

O ISQ, Polo de Tecnologia e Inovação, acaba de assinar com o ISCTE/INDEG um Protocolo de colaboração no âmbito da dinamização do ISCTE – Artificial Inteligence Business HUB, que visa promover o conhecimento em Inteligência Artificial em Portugal e no Mundo.

Um dos primeiros resultados deste Protocolo será a criação de uma ação de formação e capacitação inovadora, dinamizada em conjunto com o ISCTE, sobre A Inteligência Artificial e o Futuro da Indústria.

O AI BUSINESS HUB para além de disseminador de conhecimento visa igualmente preparar as empresas e a sociedade para esta nova realidade.

“A emergência da Inteligência Artificial (IA) como tecnologia disruptiva com impactos transversais a toda a economia e indutora de processos e metodologias inovadoras vai ser cada vez mais uma vantagem competitiva e um fator diferenciador e por isso é da maior importância colocar esta tecnologia no radar da economia portuguesa”, refere Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

“O despertar das empresas para a adoção destas tecnologias e nomeadamente da Inteligência Artificial necessita de uma mobilização conjunta de esforços que é um dos objetivos da colaboração agora estabelecida. O ISCTE está fortemente envolvido neste processo e por isso desafiou o ISQ para se aliar ao mesmo tendo em conta a nossa proximidade e know-how industrial”, acrescenta Pedro Matias.

O ISQ irá, no âmbito do ISCTE – AI BUSINESS  HUB, participar e desenvolver diversas atividades, e.g., cursos de formação, ações de sensibilização, workshops, em conjunto com entidades científicas e tecnológicas e, desta forma, cumprir a sua missão de apoio à competitividade das empresas nacionais.

O AI BUSINESS HUB será um espaço aberto, inclusivo, fomentador da cooperação e da partilha do conhecimento, mesmo entre entidades economicamente concorrentes. Pretende-se aprender com as regiões mais avançadas do globo e suas experiências e resultados.

“A IA é, sem dúvida, uma metodologia que irá alavancar a competitividade e o crescimento das empresas e prova disso foi o que aconteceu desde o início da pandemia, impulsionando vários negócios, desde a forma como a atividade produtiva se organiza e se desenvolve, até à forma de tomar decisões. E isto em vários setores de atividade: saúde, direito, setor financeiro, transportes, telecomunicações, indústria, podendo aumentar a oferta de produtos e serviços”, conclui Pedro Matias.

Neste campo o ISQ conta já vários anos de experiência através de iniciativas em que tem participado com parceiros internacionais em setores como Indústria (Diagnóstico I4.0); Águas (Optimizer), aplicação de IA em PME (SIM 4.0), dados de satélite e IA aplicada ao setor agrícola (Intelicrop).

Partilhe esta página

Campo Obrigatório