Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
03 de Março 2022

IP Scan: novo serviço no fundo da União Europeia para as PME

AICEP

Portugal

O Novo Fundo de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) da União Europeia (UE), uma iniciativa da Comissão Europeia implementada pelo EUIPO em colaboração com o INPI, permite às PME da UE, para além do reembolso parcial das despesas tidas com o registo de marcas e desenhos ou modelos e pedidos de patente, a comparticipação em 90 por cento das despesas tidas com o serviço de pré-diagnóstico de Propriedade Industrial, o IP Scan, até ao montante de 900 euros.

Este serviço prevê disponibilizar um mapa com todos os potenciais ativos de Propriedade Industrial das PME e apresentar uma estratégia que lhes permite tirar o máximo de partido dos Direitos de Propriedade Industrial.

O serviço IP Scan, o qual não constitui um serviço jurídico, será prestado por peritos externos selecionados previamente.

No site do INPI poderão encontrar toda a informação necessária sobre este novo serviço, nomeadamente as condições para a elegibilidade das PME, os requisitos e os procedimentos para solicitar o serviço de IP Scan.

A partir de amanhã já será possível às PME nacionais consultar a lista de peritos, a nível nacional, e selecionar o perito que pretendem que realize o serviço através do preenchimento de um formulário. Pode aceder aqui ao formulário disponível no site da INPI.

Posteriormente, o INPI irá fazer a ponte com o perito selecionado pela PME, dando nota do interesse manifestado pela empresa. O perito deverá depois contactar a PME e proceder a uma análise do seu modelo de negócio, incluindo o estudo pormenorizado dos seus produtos ou serviços e dos seus planos de crescimento, de modo a determinar a estratégia de PI mais adequada para a empresa.

Para mais informações sobre o serviço de IP Scan, o INPI encontra-se disponível através do email ipscan@inpi.pt.

Notícias AICEP

Portugal Concept Store: fornecedores para Espanha e França

AICEP

Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.

  • Multimercado

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório