Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
14 de Fevereiro 2022

Investimento angariado terá impacto positivo nas exportações

AICEP

O aumento das exportações nacionais e do investimento estrangeiro angariado deverá manter-se numa rota de crescimento nos próximos anos. É essa a convicção do presidente da AICEP, Luis Castro Henriques, que detalha os números e valores destas duas componentes tão importantes para a economia nacional.

Castro Henriques está confiante no aumento das exportações, também devido aos projetos de investimento conseguidos em 2021, cujo impacto positivo será sentido dentro de dois a três anos, e defende uma linha de continuidade de atuação da AICEP e da estratégia que conduziu aos resultados recorde atingidos no ano passado.

2021 foi um ano muito positivo para as exportações portuguesas e para a contratualização de projetos de investimento estrangeiro. Em relação às exportações qual o balanço que faz dos resultados alcançados?

O aumento das exportações de bens em 2021 para níveis que superam os valores alcançados em 2019 é muito positivo para a economia portuguesa, e é a prova de que esta pandemia não alterou os fatores de competitividade das empresas exportadoras portuguesas, que mostraram ser mais competitivas e mais resilientes apesar dos desafios transversais que afetam as empresas portuguesas e europeias, como são os casos dos preços da energia e da volatilidade dos custos de transporte. E os resultados estão à vista! Uma situação que muito me satisfaz, não só porque o país precisa de continuar a aumentar as exportações. Igualmente muito interessante é constatar que as empresas que já estavam mais diversificadas geograficamente ainda conseguiram aumentar essa diversificação.

É também importante perceber que vamos entrar num novo ciclo com um novo quadro comunitário de apoio, o que aumenta as perspetivas para as exportações nacionais. Portugal está num círculo virtuoso de crescimento em termos externos. Esse é o foco da atividade da AICEP e a Agência tem trazido bons resultados ao país.

Leia a entrevista na íntegra na Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Exportações da EFAPEL crescem 25 por cento

AICEP

EFAPEL regista crescimento de 20 por cento no mercado Ibérico e 25 por cento nos restantes.

  • Eletrónica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório