Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
30 de Outubro 2023

Inteligência Artificial transformará o setor da logística

AICEP

Multisetor

O estudo sobre tendências da DHL, "AI-Driven Computer Vision", revela que, nos próximos cinco anos, a tecnologia da visão computacional se transformará numa ferramenta comum para operar na logística. Os dados de imagem combinados com a IA permitem aplicações lucrativas, no que diz respeito à saúde e segurança, operações, gestão de ativos e processos de envio.

O mercado da visão computacional cresce, com os especialistas a preverem a quadruplicação das vendas, de 9,4 mil milhões de dólares em 2020 para 41,11 mil milhões de dólares em 2030. A visão computacional pode melhorar a eficiência, poupar tempo, aumentar a sustentabilidade e reduzir os custos. De acordo com o mais recente estudo sobre tendências da DHL, “AI-Driven Computer Vision”, a visão computacional é uma tendência que será parte integral das operações no setor da logística nos próximos cinco anos. Esta pesquisa revela como a visão computacional é aplicada em diferentes setores como retalho, saúde, produção, resposta e assistência em emergências, e destaca a sua versatilidade no setor da logística, nomeadamente no que diz respeito à segurança, operações e processos de envio.

A visão computacional é um domínio da inteligência artificial (IA), que permite aos computadores e sistemas extrair informações significativas de imagens digitais, vídeos e outros dados visuais. Estes sistemas podem atuar em conformidade ou fazer recomendações, recolhendo e reunindo dados visuais através de algoritmos.

Para a indústria da logística, a visão computacional permite várias aplicações em quatro domínios:

  • Sáude e Segurança: A visão computacional pode melhorar a segurança no local de trabalho, identificando potenciais perigos em armazéns, depósitos e outras instalações de logística, minimizando assim os riscos e prevenindo acidentes. Adicionalmente, a visão computacional pode melhorar a saúde dos colaboradores, reconhecendo más posturas e movimentos, detetando sinais precoces de fadiga e verificando se os colaboradores utilizam o equipamento de proteção correto para garantir a conformidade.

  • Operações: Para detetar estrangulamentos e outras ineficiências, a visão computacional pode criar mapas de calor para analisar padrões de fluxo de trabalho no interior ou exterior de uma instalação, e até funcionar como segurança, identificando rapidamente entradas não autorizadas.

  • Gestão de ativos: A tecnologia de visão computacional pode ajudar a monitorizar os ativos logísticos consistentemente e alertar as equipas de manutenção antes de surgirem quaisquer problemas. Mesmo que já tenham ocorrido defeitos, a visão computacional pode ajudar a identificar automaticamente prováveis falhas, erros e anomalias e simplificar a deteção de defeitos.

  • Processos de envio: A visão computacional oferece a vantagem de automatizar e simplificar o processo de dimensionamento nos envios, em que as medições precisas das áreas ou volumes dos objetos são essenciais para calcular as capacidades de armazenamento, o planeamento da carga, a logística de transporte e a faturação do envio. Também pode verificar se as encomendas cumprem os requisitos e estão classificadas adequadamente, bem como automatizar ciclos de contagem de inventário.

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

7 vantagens de vender na Amazon

AICEP

Conheça todas as vantagens de vender na Amazon e leve a sua empresa para novos mercados.

Loja virtual ou marketplace? Prós e contras de cada solução

AICEP

Antes de tomar decisões, conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório