Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
02 de Janeiro 2023

Inteligência Artificial e Conteúdos ajudam empresas de Ambiente

AICEP

Ambiente

Entre as principais tendências nas empresas de Serviços e Ambiente encontram-se o recurso à Inteligência Artificial (IA) para melhorar processos em áreas como as alterações climáticas ou o controlo da qualidade da água ou do ar, e a aposta no marketing de conteúdos para informar ou sensibilizar os cidadãos para as questões ambientais.

Entre as principais tendências nas empresas de Serviços e Ambiente encontram-se o recurso à Inteligência Artificial (IA) para melhorar processos em áreas como as alterações climáticas ou o controlo da qualidade da água ou do ar, e a aposta no marketing de conteúdos para informar ou sensibilizar os cidadãos para as questões ambientais. Para ajudar as empresas do setor a compreender estas tendências e a integrá-las no seu negócio a AICEP acaba de publicar na MY AICEP as análises A Inteligência Artificial nas Empresas do Ambiente e Marketing de Conteúdos nas Empresas do Ambiente.

A Inteligência Artificial tem-se tornado uma aliada indispensável das empresas da fileira do Ambiente. Pode ser utilizada de diversas formas e representar um contributo importante para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas ajudando, por exemplo, a tornar a produção e o consumo mais sustentáveis, a proteger a biodiversidade ou a qualidade da água e do ar. Quando combinada com dados de satélite, a IA pode detetar mudanças nos terrenos ou na vegetação, fazer previsões meteorológicas precisas e avaliar as condições do solo ou da água.

A empresa finlandesa de robótica ZenRobotics foi a primeira a aplicar a IA nos seus robots para separação do lixo, em 2010, e a solução acabou por ser adotada noutros países. A Universidade de Tecnologia de Sydney desenvolveu um caixote do lixo inteligente que faz automaticamente a separação do lixo.  Na Colombia, a petrolífera Ecopetrol encontrou uma solução para otimizar a gestão da água baseada em IA. A Accenta, fabricante de sistemas de climatização ajudou a criar a primeira plataforma logística do mundo certificada pela sua neutralidade de carbono.

Na publicação dedicada ao marketing de conteúdos é analisada a forma como conteúdos interessantes, e nem sempre diretamente relacionados com serviços ou produtos, podem aproximar as empresas dos seus parceiros e clientes e ajudar a promover projetos e marcas. O aumento das vendas, a redução de custos de promoção e a fidelização de clientes são algumas das principais razões para adotar uma estratégia de marketing de conteúdos, e não faltam exemplos de empresas que o fizeram com criativa e resultados positivos.

A General Electrics desenvolveu uma campanha no Instagram, com influenciadores, centrada em questões relacionadas com a mobilidade, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações em cada post. Já a fornecedora de energia britânica Bulb Energy apostou nas mensagens de correio eletrónico personalizadas, enquanto a British Gas, fornecedora de gás e eletricidade, criou um blogue corporativo que conquistou o público interessado em questões ligadas à energia e acabou por dividir-se em dois – o The Source, dirigido aos consumidores domésticos, e o Business, para clientes empresariais.

Integrados no projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional, desenvolvido em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE-IUL, estes relatórios podem ser consultados na MY AICEP.

Notícias AICEP

Portugal participa em feiras de têxtil lar e decoração em Madrid

AICEP

Em fevereiro, 20 marcas portuguesas participam na INTERGIF, BISUTEX e MADRID JOIA.

  • Espanha
  • Multisetor

Efacec reforça posição na Escandinávia

AICEP

Contrato produzirá 30 toneladas de biogás líquido e 300.000 toneladas de matéria orgânica.

  • Suécia
  • Ambiente

Aeronave europeia híbrido-elétrica terá tecnologia portuguesa

AICEP

ISQ, INEGI e Almadesign participam no desenvolvimento da aeronave europeia híbrido-elétrica.

  • Aeronáutica

Partilhe esta página

Campo Obrigatório