Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Fevereiro 2024
Inteligência Artificial no Brasil

AICEP

Com instituições inovadoras, projetos pioneiros de elevada intensidade tecnológica e uma clara atenção à criação de regulamentação que preserve a utilização responsável, o Brasil tem encontrado na inteligência artificial (IA) soluções para os desafios que enfrenta e para o seu desenvolvimento socioeconómico.

País de dimensões continentais e desafios em todos os quadrantes da sociedade proporcionais à sua escala, o Brasil olha para a adoção responsável de tecnologias emergentes como chave para garantir um progresso sustentável e inclusivo num cenário económico e social em constante evolução.

Projetos inovadores em cidades e estados brasileiros ilustram a aplicação bem-sucedida da IA na resolução de diversos desafios. São Paulo, por exemplo, implementou sistemas avançados de gestão de tráfego, otimizando a mobilidade urbana e reduzindo congestionamentos. Curitiba, eleita em 2023 a cidade mais inteligente do mundo no World Smart Cities Awards, serve-se da IA para desenhar programas de planeamento urbano centrados no crescimento socioeconómico e na sustentabilidade ambiental. E podemos ainda destacar o inédito caso de Porto Alegre, onde um vereador da Câmara Municipal recorreu ao ChatGPT para elaborar uma lei que foi aprovada por unanimidade, evidenciando a aplicabilidade da IA no processo legislativo.

Leia o artigo completo.

Por Francisco Saião Costa, delegado da AICEP em São Paulo, Brasil

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório