Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
01 de Junho 2021

Indicadores Económicos

AICEP

Portugal

Em matéria de relações económicas portuguesas com o exterior, de salientar, com base em dados do INE, o crescimento de 6,2 por cento das exportações portuguesas de bens, no primeiro trimestre de 2021, e o desagravamento do défice comercial em 1,9 mil milhões de euros.

Quanto à componente de serviços, e de acordo com os mais recentes dados do Banco de Portugal, as exportações e importações portuguesas nos primeiros três meses do ano diminuíram, em termos homólogos, 37,8 por cento e 20,4 por cento, respetivamente. De referir as quebras nas exportações nacionais para o Reino Unido (-50,7 por cento) e da rubrica Viagens e turismo (-67,0 por cento).

Ainda segundo o Banco de Portugal, no mesmo período, a variação líquida total dos fluxos de Investimento Direto do Exterior em Portugal (IDE) foi de 1,5 mil milhões de euros, que representa um aumento de 866 milhões de euros face a igual período do ano anterior. Quanto à variação líquida dos fluxos de Investimento Direto de Portugal no Exterior (IDPE), ascendeu a 967 milhões de euros, que significa um acréscimo de 649 milhões de euros comparativamente a 2020 (janeiro a março).

No final de março de 2021 o stock de IDE ascendia a 151,3 mil milhões de euros e o de IDPE a 53,6 mil milhões de euros.

Consulte os indicadores económicos na Portugalnews.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório