AICEP: 15 anos a fazer Crescer as Exportações
AICEP
A AICEP celebra 15 anos de atividade. Uma década e meia a mexer o ponteiro da economia nacional.
Lançado em 7 de outubro de 2020, o projeto HANNOVER MESSE’22 Portugal Partner Country resultou de um convite do governo alemão ao governo português e refletiu o reconhecimento, por parte da indústria alemã, da maturidade e competitividade da nossa indústria.
Inicialmente trabalhado por um núcleo muito restrito, do qual faziam parte pela AICEP, o Gabinete do Conselho de Administração e a Delegação da Agência de Berlim, e pelo Conselho Diretor da CCILA – Câmara de Comércio e Indústria Luso-alemã, o projeto HANNOVER MESSE 2022 (HM’22) Portugal Partner Country partiu de um conceito onde se alinharam três clusters de aposta, no âmbito das áreas de exposição da feira (Engineering Parts & Solutions, Digital Ecosystems e Energy Solutions), um mote e um logótipo, um modelo de participação, uma determinação e três objetivos estratégicos que aqui se recordam:
O mote: Portugal Makes Sense. Uma afirmação que resultou, pela oportunidade da mensagem e pela flexibilidade na utilização. Portugal faz sentido para investir, criar, inovar, desenvolver parcerias industriais, expandir, fazer sourcing ou mesmo para viver.
O logótipo: o astrolábio. Um instrumento aperfeiçoado por portugueses e utilizado para orientar os navegadores nas suas expedições, permitindo a Portugal dar novos mundos ao mundo; à semelhança do astrolábio, também a HANNOVER MESSE tem vindo a orientar a indústria sobre tendências futuras, permitindo ao visitante estar um passo à frente na entrega de novos produtos e soluções.
O modelo de participação: sob a coordenação da AICEP, a operação HM’22 Portugal Partner Country contou com a colaboração direta de dois parceiros, a CCILA e a AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal. Coube à AICEP assegurar a presença institucional e a comunicação de uma imagem uniforme, de forma que a mostra da oferta portuguesa em Hannover fosse marcante e apelativa; coube à AIMMAP assegurar a presença de todas as empresas portuguesas na feira; e coube à CCILA apoiar na ligação à feira, no sentido de otimizar as oportunidades de negócio das empresas expositoras.
Por Maria Manuel Aires Serrano, coordenadora da Unidade de Missão HANNOVER MESSE e assessora da AICEP
Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal.
AICEP
A AICEP celebra 15 anos de atividade. Uma década e meia a mexer o ponteiro da economia nacional.
AICEP
Introsys é uma empresa portuguesa com projetos implementados em 16 países.
AICEP
Nova loja cria oportunidade para empresas portuguesas venderem online para o mercado belga.