Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
18 de Novembro 2021

Portugal Makes Sense: porquê participar na Hannover Messe 2022

A  participação  portuguesa  na  Hannover  Messe  2022  é  coordenada  pela  AICEP – Agência para  o  Investimento  e  o  Comércio  Externo  de  Portugal,  e  coorganizada  com  a  AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos,Metalomecânicos e Afins de Portugal e a CCILA -Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

A Hannover Messe é a maior feira mundial da indústria, considerada por muitos a derradeira janela industrial do futuro. Na edição de 2022, que decorre entre os dias 25 e 29 de abril, Portugal marca presença como País-parceiro, uma oportunidade única para as empresas nacionais mostrarem as valências da sua indústria e captar investimento estrangeiro.

Se ainda tem dúvidas sobre se deve ou não levar a sua empresa para este palco mundial, tenha em mente que as feiras são por si só uma ótima ferramenta para fazer contactos e divulgar produtos e serviços. Mas quando se trata de uma feira de cariz internacional como esta, as oportunidades aumentam significativamente.

Na sua última edição, recorde-se, a Hannover Messe mobilizou 6.500 expositores e 215 mil visitantes, dos quais 140 mil são decisores. Da totalidade de visitantes, 66% estão envolvidos em decisões de investimento e 1/3 têm em mãos projetos de investimento estimados em 52 mil milhões de euros. Além disso, proporcionou 6,5 milhões de contactos empresariais.

Por isso, se sua empresa tem atividade na área industrial e pretende ingressar no mercado alemão ou adquirir exposição internacional, inscreva-se já!

Portugal Makes Sense na Hannover Messe 2022

Portugal Makes Sense é o mote da presença portuguesa na maior feira industrial do mundo e é uma marca registada AICEP. 

A marca expressa as múltiplas razões pelas quais Portugal faz sentido como parceiro preferencial da indústria alemã. Portugal faz sentido para fazer sourcing, investir, fazer parcerias industriais, criar, inovar, abrir novos horizontes e vencer no mundo empresarial.

Na Hannover Messe 2022, o país vai poder afirmar-se como referência no fornecimento de produtos industriais e demonstrar todas as suas mais valias no contexto internacional. Para tal, vai contar com uma presença expositiva marcante - Um Pavilhão Central (nacional) com 1.300 m2, três Pavilhões Satélites com 200 m2 cada, e uma programação cultural que inclui colóquios, conferências e outros eventos estratégicos para a marca Portugal.

Os objetivos e a estratégia de ação portuguesa

Em traços gerais, os principais objetivos da participação portuguesa são os seguintes:

  • Captar investidores;
  • Estimular as exportações;
  • Apresentar produtos inovadores;
  • Estimular parcerias industriais.

Para atingir estes objetivos, a estratégia de ação da participação portuguesa irá focar-se em três áreas específicas: Engineered Parts & Solutions; Energy Solutions; Digital Ecosystems. 

Cada uma destas áreas representa, por sua vez, clusters de excelência da oferta nacional, como os dos setores dos equipamentos e da metalomecânica, da mobilidade, dos setores automóvel e aeronáutico, dos têxteis e plásticos técnicos, dos moldes, das tecnologias de produção e das energias renováveis, 

Nestes clusters, Portugal e Alemanha têm revelado grande afinidade e um caminho promissor a percorrer com um crescente número de projetos em parceria visando o lançamento de novos produtos.

Porquê participar na Hannover Messe 2022?

A Hannover Messe é uma plataforma de networking de grandes dimensões que reúne num só espaço a procura e a oferta do setor industrial.

Aqui, terá a oportunidade de afirmar a sua empresa e marcar a sua posição no mercado internacional, encontrando novos clientes, novos fornecedores, novas ideias de negócio e novos mercados para os seus produtos e serviços.

Nesta feira poderá estabelecer uma forte rede de contactos, terá a oportunidade de interagir com os maiores players do setor, iniciar ou reforçar parcerias estratégicas enquanto terá acesso a todas as tendências do mercado.

Para aproveitar ao máximo esta experiência e alavancar o seu negócio, a sua empresa deve marcar já presença e começar a preparar-se para este evento. A AICEP pode orientá-lo nas diferentes fases desta preparação.

Como preparar a sua participação com o apoio da AICEP?

Numa fase preliminar, antes da feira, importa descobrir se o seu produto terá mercado, que possíveis clientes/compradores poderão estar interessados, por exemplo. Importa também conhecer o suficiente sobre esses mesmos clientes e ainda a própria cultura alemã. Com o apoio da AICEP beneficiará ainda do know-how de especialistas da relação Portugal/Alemanha e terá acesso a casos de sucesso no respetivo mercado, como também aos principais erros a evitar.

Numa segunda fase, será frutífero elaborar um plano de ação para a sua participação. Saber identificar e caracterizar os potenciais clientes, a seleção do target, estudar qual a melhor forma de apresentação da sua empresa e do seu produto, qual a campanha de marketing que terá mais impacto no mercado alemão. 

Numa fase final, pós feira, será benéfico fazer um balanço final, relatórios, conclusões, o que correu bem, aspetos a melhorar, fazer a antevisão da capacidade de resposta e de recursos e, por último, mas não menos importante, fazer acompanhamento e follow up dos próximos passos.

A Hannover Messe 2022 é uma feira direcionada para o mercado alemão, mas tenha em consideração que atinge grandes proporções a nível global dado o seu impacto e exposição mediática.

Como se inscrever na Hannover Messe 2022?

Para formalizar a sua inscrição na presença coletiva da Hannover Messe 2022, deverá contactar Pedro Azevedo (pedro.azevedo@aimmap.pt) da AIMMAP. Consulte também o Dossier de Participação e inscreva a sua empresa.

Veja também:

A AICEP opera em cerca de 55 mercados internacionais: conheça a nossa Rede Externa
Guia prático para PME: como exportar através do e-commerce?

Notícias AICEP

E-commerce no setor agroalimentar: porquê e como

AICEP

Informação que lhe explica o porquê do crescimento do e-commerce agroalimentar e como começar.

  • Multisetor

Crescimento do PIB português em 2021

AICEP

Entre janeiro e setembro de 2021, o PIB português registou um crescimento de 4,3 por cento.

  • Portugal

Vender fruta online para a Alemanha? É possível com estes…

AICEP

Conheça os melhores mercados digitais para exportar fruta online para a Alemanha.

  • Multimercado
  • Agroalimentar

Partilhe esta página

Campo Obrigatório